Reportagem de TV produzida pelo TST com apoio do TRT15 ganha Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

Conteúdo da Notícia

A matéria "Os impactos de tragédias ambientais na vida de trabalhadores" produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e exibida no Programa Jornada foi a grande  vencedora da categoria Reportagem de TV do XV Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, promovido Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). Elaborada com o apoio da Coordenadoria de Comunicação Social do TRT da 15ª Região, mais precisamente das seções de Imprensa e de Multimídia, a reportagem traz detalhes do caso Shell/ Basf, incluindo entrevistas com a desembargadora Maria Inês Correa de Cerqueira Cesar Targa (prolatora da sentença em 1º grau quando era juíza em Paulínia/SP), com o procurador do Trabalho, Ronaldo José de Lira e com trabalhadores que foram indenizados.

Em episódio de repercussão nacional, que se iniciou com Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho em 2007 e prosseguiu com sentença condenatória pela 2ª Vara do Trabalho de Paulínia, mantida pelo TRT-15 (anos 2011 e 2012), centenas de ex-trabalhadores da Shell em Paulínia, e seus familiares, tiveram garantidas indenizações e extenso tratamento médico em virtude dos efeitos da contaminação do solo e dos lençóis freáticos da região da fábrica daquela multinacional a partir dos anos 1970. Firmava-se ali, para a comunidade jurídica, o "Caso Shell", que posteriormente foi objeto de acordo no TST, em Brasília (já em 2013), envolvendo também as empresas Raízen e Basf.

A reportagem também contou com a colaboração do TRT da 3ª Região (MG) na captação de imagens e entrevistas sobre o desastre ambiental em Mariana. A premiação foi entregue na última sexta-feira (30/06), no encerramento do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), promovido pelo FNCJ, em Maceió (AL). O prêmio reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação de todos os órgãos ligados à Justiça do país em 14 categorias.

Unidade Responsável:
Comunicação Social