Tribunal recebe representantes do CSJT para troca de informações sobre evolução e sustentação do PJe

Conteúdo da Notícia

Por João Augusto Germer Britto

Nestes dias 22 e 23 (4ª e 5ª-feira), a 15ª recebeu a visita do juiz Maximiliano Pereira de Carvalho - auxiliar da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e sub-coordenador do Comitê Gestor Nacional do Processo Judicial Eletrônico (PJe) - e do coordenador técnico do CSJT para o PJe, Herbert Bezerra Parente.
 
A interação se originou de termo de cooperação assinado em outubro passado, pelo Conselho e alguns TRTs, para aperfeiçoamento do processo eletrônico, por meio de troca de experiências entre os Comitês nacional e regionais da área.
 
O juiz Maximiliano, em várias oportunidades, reconheceu que o PJe ganhou fôlego em suas adaptações de um ano para cá e que vêm aí o "PJe 2.0" e alterações importantes na Resolução CSJT 136/2014, que deixarão o sistema "mais automatizado, com menos clicks", mirando inclusive a capacitação dos usuários internos e externos da Justiça do Trabalho.
 
O futuro (e aperfeiçoado) processo eletrônico deverá chegar até dezembro deste ano, oferecendo novas funcionalidades e módulos satélites. Os juízes auxiliares da presidência do CSJT visitam os Regionais objetivando ampliar e qualificar a base de desenvolvedores do PJe para otimizar correção de defeitos e introdução de melhorias.
 
Agenda movimentada
 
O desembargador presidente da 15ª, Fernando da Silva Borges, foi quem primeiramente recebeu os visitantes, acompanhado de seu juiz auxiliar Alessandro Tristão, do diretor-geral Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser e do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações, Herbert Wittman.

Mais tarde, ainda no espaço da Presidência, o desembargador Luiz Antonio Lazarim, na condição de presidente da Comissão de Informática da 15ª e coordenador do Comitê Gestor Regional do PJe, comandou uma reunião entre os representantes do CSJT e magistrados e servidores da casa. Também componentes do Comitê Gestor, estiveram presentes o desembargador José Otávio de Souza Ferreira, o desembargador Claudinei Zapata Marques, a procuradora do Trabalho Adriana Bizarro, o secretário-geral judiciário, Paulo Eduardo de Almeida, o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações, Herbert Wittmann,  o secretário da Corregedoria, Vlademir Nei Suato, e o diretor da da 11ª Vara do Trabalho de Campinas, Gilberto Zen. Participaram ainda da reunião, os juízes auxiliares Alessandro Tristão (Presidência) e Lúcia Zimmermann (Corregedoria).

No final do dia 22, no Fórum Trabalhista de Campinas, a juíza diretora Ana Cláudia Torres Vianna (também coordenadora do Cejusc na circunscrição de Campinas e membro do Nupemec), recepcionou os mesmos visitantes para uma breve exposição do juiz Maximiliano a outros magistrados e servidores que atuam no primeiro grau. Na ocasião, quem apresentou informalmente o principal convidado foi o juiz auxiliar da vice-presidência judicial, Renato Henry Sant'anna. Também compareceu o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra VX), juiz Luís Rodrigo Fernandes Braga.

Na manhã do dia 23, precedendo a sessão do Pleno Judicial da 15ª, o presidente Fernando Borges deu a palavra ao juiz Maximiliano, para breves considerações ao  colegiado. O visitante começou por agradecer o trabalho desenvolvido pela desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann (na gestão presidencial anterior do TST), creditando a ela a melhor estabilidade do sistema. Maximiliano disse que a passagem dele, sequencial, pelos TRTs de São Paulo e Campinas, significa que "o que funciona bem aqui, funciona bem em todo o Brasil".  O juiz auxiliar do CSJT/TST reconheceu pontos críticos do sistema, acenou com melhorias efetivas e noticiou que a presidência do Tribunal Superior vai iniciar seus trabalhos no PJe já em março, com processos oriundos da 15ª Região; repetiu que seria "um sonho" entregar o novo sistema até o início de dezembro deste ano.
 
O presidente Fernando Borges agradeceu a gentileza de Maximiliano "por tão alvissareiras informações" e disse "contar com a colaboração de todos na trajetória" do novo PJe; bem-humorado, Fernando Borges disse esperar que "o sonho venha bem adocicado".

 
Unidade Responsável:
Comunicação Social