TRT-15 promove workshop do módulo de autoatendimento integrado ao Sigep

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

O presidente do TRT-15, desembargador Fernando da Silva Borges, participou na manhã desta segunda-feira, 6 de novembro, da abertura do workshop "Módulo de Autoatendimento Integrado ao Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (Sigep)". Ao lado do presidente, compuseram ainda a Mesa de Honra o corregedor regional da 15ª, desembargador Samuel Hugo Lima, e a coordenadora de Gestão de Pessoas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Rosa Amélia de Sousa Casado. Também prestigiaram o evento o diretor-geral da 15ª, Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser, e os secretários de Tecnologia da Informação e Comunicações, Herbert Wittmann, e de Gestão de Pessoas, Gustavo Fachim.

O evento, que se estende até terça-feira (7/11), reuniu no auditório da Escola Judicial, na sede da Corte da 15ª, em Campinas, cerca de 90 servidores, representando os 24 TRTs, das áreas de gestão de pessoas e de tecnologia da informação. O principal objetivo do encontro é a apresentação da nova ferramenta aperfeiçoada pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas do TRT-15, com apoio do Comitê Gestor do Sigep e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e que deverá ser implantado em todos os demais Tribunais Regionais do Trabalho brasileiros.

O presidente Fernando Borges ressaltou, em seu discurso, a grande contribuição desse sistema aperfeiçoado pela 15ª, e afirmou que "estamos conscientes desse projeto grandioso", cuja relevância "se fundamenta na própria ideia norteadora do Comitê do Sigep e do CSJT, que é o de padronizar e uniformizar os procedimentos".

Para Herbert Wittmann, o principal objetivo do evento é demonstrar as funcionalidades da nova ferramenta aos servidores da área de gestão de pessoas e de T.I. e promover o nivelamento de conhecimentos. Já para Gustavo Fachim, o encontro também vai promover a ampliação da discussão, numa mesa-redonda, sobre o módulo de autoatendimento do Sigep.

O workshop foi idealizado em virtude da obrigatoriedade de os órgãos públicos prestarem informações referentes a obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias via eSocial. Por essa razão, o comitê priorizou os módulos "Folha de Pagamento" e "Gestão da Saúde", que estão interligados ao autoatendimento. Dessa forma, questões como consultas ao contracheque, requerimento de férias ou licença médica, dentre outros, serão feitos mediante o autoatendimento.

Unidade Responsável:
Comunicação Social