TRT15 apresenta sistema informatizado de remoção de juízes em reunião do Coleprecor

Conteúdo da Notícia

O juiz auxiliar da Presidência do TRT-15, Alessandro Tristão, e o servidor Itamir Carlos Barcellos Junior, responsável pela Assessoria de Apoio aos Magistrados, apresentaram na quarta-feira, 24/5, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, durante uma reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), o sistema informatizado que racionaliza e agiliza o processo de remoção de juízes titulares entre varas do trabalho. Os desembargadores Fernando da Silva Borges e Samuel Hugo Lima, respectivamente o presidente e o corregedor regional do TRT-15, participaram da reunião, ao lado de outros desembargadores representantes dos 23 Regionais. Também acompanhou a exposição o presidente do TRT15 no biênio 2014-2016, desembargador Lorival Ferreira dos Santos.

O juiz Alessandro Tristão fez uma exposição histórica dos processos de remoção, abordando o antes e o depois da implantação em 2014 do sistema desenvolvido pela 15ª, em conjunto com a Corregedoria, a Assessoria de Magistrados e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações. O magistrado evidenciou as vantagens do sistema. "A informatização permitiu maior celeridade, tornando-o até 10 vezes mais rápido do que o processo antigo. Todas as informações ficam disponíveis permanentemente, o que garante transparência", assinalou.

Ao servidor Itamir Carlos Barcellos Junior coube detalhar tecnicamente o sistema de remoção. A agilidade do novo sistema é comprovada em números. De 2014 até hoje, menos de três anos depois da implantação do sistema, já foram realizados 11 editais de concursos, que geraram 91 remoções e 25 vagas para promoções."

O bom desempenho do sistema atraiu a atenção de outros tribunais, que solicitaram a divulgação do trabalho da 15ª. Dentre eles, o TRT-1 (RJ) encaminhará em breve uma comissão técnica ao TRT-15 para conhecer melhor o sistema.

O presidente do TRT-15, desembargador Fernando da Silva Borges, determinou, no início do ano, a priorização das alterações no sistema para que em breve também sejam realizados pela ferramenta os concursos de acesso e remoção de circunscrições e os concursos para preenchimento das vagas para atuação dos juízes substitutos nas condições de "móveis" e "fixados".

 
Unidade Responsável:
Comunicação Social