Acordo intermediado pela Vice-Presidência Judicial do TRT-15 põe fim à greve dos metalúrgicos da Mercedes-Benz de Campinas
Reunidos em assembleia na manhã desta sexta-feira (19/10), os trabalhadores da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em Campinas aceitaram os termos do acordo proposto pela Vice-Presidência Judicial (VPJ) do TRT-15 e encerraram a greve da categoria. A audiência de conciliação do Dissídio Coletivo de Greve com as partes foi realizada na quinta-feira (18/10) e conduzida pelo desembargador Edmundo Fraga Lopes, vice-presidente judicial do Tribunal, e pelo juiz auxiliar da VPJ, Renato Henry Sant'Anna, e acompanhada pela futura juíza auxiliar da VPJ, Daniela Macia Ferraz Giannini. O assessor econômico da Presidência do TRT, Roberto Guenji Koga, também participou da construção da proposta de acordo.
Os termos da conciliação estabeleceram o reajuste de 4,5% nos salários e de 5% no piso salarial, abono de R$ 2.850,00 e estabilidade de 60 dias. Em relação aos dias parados, ficou determinado que a greve de quatro dias será objeto de dois dias de compensação, ainda em 2018 e vedada a utilização dos domingos e feriados, e dois dias abonados. Por fim, a proposta contemplou a renovação das cláusulas sociais por 12 meses a partir da data-base. O Ministério Público do Trabalho, na figura do procurador Ronaldo José de Lira, concordou com os termos da conciliação. (processo DCG 0008337-09.2018.5.15.0000)
- 24 visualizações