Com magistrados de 20 TRTs, tem início o Curso de Economia do Trabalho na Unicamp
O curso Tópicos Especiais em Economia do Trabalho, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e pela Escola Judicial da 15ª Região (Ejud) em parceria com o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), teve início nesta segunda-feira, 25/11. A atividade formativa para cinquenta juízes e desembargadores de vinte tribunais regionais do trabalho vai abordar, entre outros tópicos, os cenários econômicos no Brasil e no mundo, a indústria 4.0, as recentes reformas na legislação laboral e seus impactos e desafios no mundo do trabalho.
A abertura do curso foi realizada pela diretora da Ejud, desembargadora Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, e pelos professores do Cesit Anselmo Luis dos Santos, José Dari Krein e Marcelo Proni, que ministrou a primeira aula do dia: "As especificidades do desenvolvimento econômico na América Latina no século XXI e impactos sobre o trabalho". A desembargadora Maria Inês Targa saudou a parceria com a Enamat e agradeceu a entidade em nome do seu diretor, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Luiz Philippe Vieira de Mello Filho. A diretora da Ejud também louvou a direção do Cesit pela relevância do curso e registrou que a parceria do TRT-15 com a Unicamp se estende desde década de 1980, "complementando a formação de gerações de juízes do trabalho, ajudando os magistrados a solucionar inúmeros conflitos trabalhistas".
Ainda na tarde de segunda-feira, os magistrados assistiram à aula "O atual cenário econômico internacional e do mundo do trabalho", com o professor Anselmo Luis dos Santos. Na terça-feira, serão ministradas as aulas "A indústria 4.0 e os prováveis impactos sobre o Mundo do Trabalho no Brasil", com o professor Márcio Pochmann, e os "Principais aspectos da evolução recente da economia brasileira (2014-2019) e de seus impactos sobre o mundo do trabalho", com o professor Paulo Eduardo de Andrade Baltar. Na quarta-feira, o professor e diretor do Cesit Denis Maracci Gimenez falará sobre as "Principais características da evolução do mercado de trabalho brasileiro no período 2014-2019" e o professor José Dari Krein abordará "A Reforma Trabalhista no Brasil e seus impactos sobre as condições de trabalho (informalidade/ilegalidade; condições de trabalho; jornada; segurança e saúde; formas de contratação, seguridade social, entre outros aspectos)". Na quinta-feira, a professora Andréia Galvão vai ministrar a aula "A Reforma Trabalhista no Brasil e seus impactos nas instituições públicas e no sindicalismo" e o professor Carlos Alonso Barbosa de Oliveira debaterá a "Crise atual e desafios para a Economia Brasileira e para o Mundo do Trabalho no Brasil". Na sexta-feira, o encerramento do curso vai ser realizado pelo professor Hugo Dias com a aula "Empresas e Relações de Trabalho: mudanças recentes nos sistemas de relações de trabalho em alguns países capitalistas avançados".
- 18 visualizações