Desembargador Edmundo Fraga Lopes é novo membro da nova Diretoria do Memojutra

Conteúdo da Notícia

O vice-presidente judicial do TRT-15, desembargador Edmundo Fraga Lopes, foi eleito e já empossado como membro da nova Diretoria Executiva e Fiscal do Fórum Nacional em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra) para o biênio 2019-2020. A eleição se deu durante o IX Encontro Nacional do Memojutra, que teve início na quarta-feira, 26/9, em Curitiba. A cada dois anos, o evento reúne magistrados e servidores de todo o País que atuam na política de preservação e defesa dos acervos históricos dos Regionais Trabalhistas. O Encontro acontece até esta sexta-feira, 28/8, com organização da Comissão Permanente de Avaliação Documental do TRT-PR e de sua Escola Judicial.

Foram eleitos ainda para a nova Diretoria a juíza Anita Lübbe, do TRT-4 (RS), como presidente, e o desembargador Cássio Colombo do TRT-9 (PR), como vice-presidente. Além do desembargador Edmundo (Sudeste), os diretores, por Região, são o desembargador João Paulo Lucena (Sul); o juiz Fabiano Coelho (Centro-Oeste) e os desembargadores Eneida Melo Correia de Araújo (Nordeste) e Luiz José Ribeiro (Norte). À nova Diretoria, ficará a responsabilidade de debater e orientar a gestão, preservação e o acesso pleno aos acervos históricos para os próximos anos.

Os participantes são membros efetivos do Memojutra, representantes dos Centros de Memória, Gestão Documental e Arquivo e das Comissões Permanentes de Avaliação Documental, entre os quais estava a arquivista Thaís Martins Lepesteur,  do Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT-15. O destaque das reuniões e palestras proferidas por pesquisadores das áreas de sociologia, história, museologia e gestão de documentos foi o acervo digital, tópico escolhido pelos magistrados e servidores como tema da atual edição.

A solenidade de abertura dos trabalhos e boas-vindas às equipes de todos os Regionais foi realizada pela desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, que representava a Presidência do TRT-PR, seguida pela até então presidente do Memojutra e titular da 4ª Vara do Trabalho de Vitória (ES), juíza Denise Marsico do Couto, que ressaltou que "o compromisso do Memojutra é facilitar o acesso aberto, público e gratuito, dos acervos sob custódia do Judiciário Trabalhista; e também construir uma história conjunta entre TST e Tribunais Regionais em que os esforços compartilhados trarão segurança e preservação para nossos documentos, sejam eles físicos ou digitais".

Unidade Responsável:
Comunicação Social