Desembargador Fernando da Silva Borges participa de conferência sobre os 30 anos da Constituição Federal em Campinas
Ministros do STF palestraram no evento que reuniu cerca de 2.000 pessoas no Expo Dom Pedro
O presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Fernando da Silva Borges, participou na sexta-feira (19/10), da Conferência Magna "30 anos da Constituição Federal", que reuniu cerca de 2.000 pessoas no espaço do Expo Dom Pedro, em Campinas. Promovido pela Unità Faculdade, Proordem e Escola Superior de Direito (ESD), o evento recebeu importantes juristas do País - os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux e Alexandre de Moraes, o advogado criminalista Antônio Carlos de Castro "Kakay" e o professor Luiz Flávio Gomes -, que abordaram o tema sob diversos aspectos.
Compuseram a mesa de abertura o ministro Alexandre de Moraes, o presidente Fernando da Silva Borges, a desembargadora Lígia Cristina de Araújo Bisogni, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Manoel Pereira Calças; o presidente da Câmara dos Vereadores do município de Campinas, Rafa Zimbaldi; o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Silvio Bernardin, representando o prefeito de Campinas, Jonas Donizette; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Campinas Daniel Blikstein; o secretário-geral da OAB São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos; e o diretor da Unità Faculdade, Márcio Chaib.
Ao fazer uso da palavra, o presidente Fernando Borges apresentou números do TRT-15, segundo maior tribunal trabalhista do País em movimentação processual e estrutura, com 153 varas e 10 postos avançados. "A jurisdição atinge 599 municípios paulistas, perfazendo 95% do território do estado, onde reside uma população superior a 22 milhões de pessoas, uma das maiores entre as 24 regiões em que está dividida a Justiça do Trabalho". O desembargador destacou ainda a elevada produtividade dos magistrados e servidores do TRT-15, e defendeu a Constituição Federal de 1988. "A Constituição Cidadã que tanto valoriza os direitos sociais e o princípio da dignidade da pessoa humana", sublinhou. Ele também parabenizou os organizadores pela importância e grandiosidade do evento.
Durante o evento de abertura, a Câmara Municipal de Campinas prestou uma homenagem ao advogado Hamilton de Oliveira com a concessão do "Diploma de Mérito Jurídico" por sua contribuição ao município, conforme determinação do decreto nº4606, de 11 de setembro de 2018. A entrega foi feita pelo presidente do órgão, vereador Rafa Zimbaldi, acompanhado de Daniel Blikstein e Márcio Chaib. Formado em Ciências Sociais e Jurídicas, Hamilton de Oliveira tem 40 anos de experiência e é responsável por um dos escritórios de advocacia mais conceituados de Campinas.
Coube ao ministro Alexandre de Moraes promover a palestra de abertura que tratou do tema "Os 30 anos da Constituição Federal - Poder Judiciário e Direitos Fundamentais". Na sequência o advogado Antônio Carlos de Castro discorreu sobre "Os 30 anos da Constituição Federal e a construção da cidadania no Processo Penal". Já o jurista Luiz Flávio Gomes abordou o tema "Precisamos de uma nova constituição para garantir o futuro do Direito?"
A conferência foi encerrada com uma palestra do ministro Luiz Fux sobre "Os 30 anos da Constituição Federal – Jurisdição Constitucional, Democracia e Direitos Fundamentais".
O presidente Fernando Borges retornou à mesa alta para a cerimônia de encerramento, ao lado do ministro Fux, de Daniel Blikstein, de Márcio Chaib e da coordenadora do Curso de Direito da Unità Faculdade, Carolina Defilippi. Os desembargadores Edmundo Fraga Lopes (vice-presidente judicial do Tribunal) e Lorival Ferreira dos Santos (presidente do TRT-15 no biênio 2014-2016) também prestigiaram o evento.
- 13 visualizações