Desembargador Manoel Carlos toma posse no Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho
Com informações e fotos da Secretaria de Comunicação Social do TST
Reunido em sessão extraordinária nesta terça-feira (20), o Pleno do Tribunal Superior do Trabalho (TST), sob a presidência do ministro Brito Pereira, deu posse a três novos magistrados para compor o Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), eleitos em 28/2 para o biênio 2018/2020. Tomaram posse os desembargadores Manoel Carlos Toledo Filho, que é diretor da Escola Judicial do TRT da 15ª Região, e Margareth Rodrigues Costa, do TRT da 5ª Região (BA), representando a segunda instância, e o juiz Homero Batista Mateus da Silva, da 2ª Região (SP), representando a primeira instância. Os representantes do TST, ministros Walmir Oliveira da Costa, Kátia Magalhães Arruda e José Roberto Freire Pimenta, foram empossados na mesma sessão em que foram eleitos.
Entre as personalidades que prestigiaram o evento estavam os desembargadores da 15ª Região Fernando da Silva Borges, presidente do Regional, e Luiz José Dezena da Silva, o juiz Guilherme Guimarães Feliciano, titular 1ª da Vara do Trabalho de Taubaté e presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), e o diretor-geral do TRT-15, Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser.
O desembargador Manoel Carlos concluiu o curso de graduação em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Turma 160 anos - 1987), onde igualmente obteve os títulos acadêmicos de Mestre (1994) e Doutor (2005). É professor em cursos de pós-graduação e membro efetivo da Associação Argentina de Direito do Trabalho e da Seguridade Social e da Associação Uruguaia de Direito do Trabalho e da Seguridade Social, além de membro honorário da Associação de Advogados Laboralistas do Paraguai. Possui diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior, havendo atuado em inúmeros eventos, na condição de expositor oficial ou voluntário, na Argentina, Chile, Equador, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Peru. Ingressou na magistratura do trabalho em 1990. É desembargador do TRT-15, desde 2010.
- 3 visualizações