Desembargadoras Gisela Moraes e Ana Amarylis palestram para novos servidores do TRT-15

Conteúdo da Notícia

No terceiro dia do curso de Formação Inicial de Servidores, as desembargadoras Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes e Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, respectivamente eleitas para os cargos de presidente e vice-presidente administrativo no biênio 2018-2020, ministraram a palestra "A Justiça do Trabalho no Mundo Contemporâneo". O curso, que reuniu 69 servidores, é promovido pela Escola Judicial do TRT-15.

A desembargadora Gisela Moraes apresentou um breve histórico do TRT da 15ª, desde sua idealização pelo desembargador Pedro Benjamin Vieira, então presidente do TRT-2 (SP) em meados dos anos 1980, que percebeu a necessidade do desmembramento do tribunal paulista devido à crescente migração da economia para o interior do estado, até os dias de hoje, em que o TRT-15 figura entre os cinco tribunais trabalhistas de grande porte do país, e lidera no ranking entre os mais produtivos e eficientes do Brasil.

A magistrada ressaltou alguns dos principais aspectos do sucesso do tribunal, como a excelência dos serviços prestados aos jurisdicionados, com ênfase na conciliação, o que ela chamou de "quebra de paradigma na Justiça do Trabalho", principalmente fruto da atuação dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejuscs-JT). A desembargadora destacou ainda outros serviços importantes, como por exemplo os Juizados Especiais da Infância e Adolescência (Jeias).

A segunda parte da palestra, a cargo da desembargadora Ana Amarylis, abordou o tema "evolução e perspectivas" da Justiça do Trabalho. A magistrada promoveu um maior entrosamento entre os presentes, que puderam expor opiniões pessoais sobre temas como teletrabalho e relacionamento entre colegas. Numa abordagem mais humana e menos formal, a desembargadora Amarylis discorreu sobre aspectos do trabalho no serviço público, como necessidade de capacitação, crenças limitantes, comprometimento, perfis facilitadores e complicadores, voluntariado, liderança e integração e alegria de servir.

Unidade Responsável:
Comunicação Social