Escola Judicial promove curso para servidores sobre auditoria com base em riscos
Teve início na manhã desta segunda-feira (5/3), no auditório da Escola Judicial do TRT-15, em Campinas, o curso "Auditoria com base em riscos", com a participação de 16 servidores lotados na Coordenadoria de Controle Interno e na Secretaria de Orçamento e Finanças do Regional, além da secretária de Administração substituta do Tribunal, Ana Silvia Damasceno Buson.
O curso, que se estende até quarta-feira, 7 de março, está a cargo do auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) Arnaldo Ribeiro Gomes. Graduado em ciências contábeis pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em direito administrativo e várias certificações pelo The Institute of Internal Auditors, o palestrante é também professor do curso de pós-graduação em auditoria do setor público da Escola Superior do TCU e do curso "Auditoria baseada em risco", ministrado para auditores internos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), agências reguladoras, Controladoria-Geral da União, Banco Central do Brasil e Supremo Tribunal Federal. Antes de ingressar no TCU, Arnaldo Gomes foi auditor interno na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Com 21 horas-aula, a iniciativa tem como objetivo capacitar o servidor a utilizar uma abordagem baseada em risco para a definição do escopo e da natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria, de modo a reduzir o risco de chegar a conclusões inadequadas. A ideia é que o conhecimento teórico obtido na primeira parte do curso seja posteriormente utilizado na resolução de exercícios baseados em casos concretos.
A atuação da Escola Judicial para capacitar servidores que trabalham nessa área incluiu a realização, em agosto de 2017, do curso "Auditoria interna do setor público – fundamentos para a atuação do auditor", com 32 horas-aula, ministrado pelo professor Salvatore Palumbo, também do TCU.
- 12 visualizações