Segurança digital é tema de palestra no TRT-15 para magistrados e servidores
O uso seguro das tecnologias da informação foi tema de palestra realizada na manhã de sexta-feira (17/8) na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Para um grupo de aproximadamente 60 magistrados e servidores, o especialista em segurança da informação e membro da fundação sem fins lucrativos Center for Cyber Safety and Education Marcelo Machado defendeu a cautela e a busca de informações como antídotos para evitar golpes e escapar da ação de aproveitadores. "Alguns cuidados podem fazer com que consigamos reduzir o pavor que sentimos toda vez que vamos pagar algum boleto ou preencher um formulário na internet", afirmou.
A abertura da palestra foi realizada pelo presidente do TRT-15, desembargador Fernando da Silva Borges, e pelo desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, responsável pela iniciativa de trazer o professor ao Tribunal. Também participaram os desembargadores Samuel Hugo Lima – corregedor regional –, Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa e Renan Ravel Rodrigues Fagundes, e os juízes auxiliares Mauro César Luna Rossi (Vice-Presidência Administrativa) e Renato Henry Sant'Anna (Vice-Presidência Judicial) e Teresa Cristina Pedrasi (titular da Vara do Trabalho de Itapetininga).
Inicialmente, o professor apresentou alguns conceitos básicos cuja compreensão pode ajudar a prevenir golpes. Genericamente chamado de vírus, o malware (abreviação em inglês de malicious software) é um tipo de programa de computador utilizado por golpistas para se infiltrar em sistemas operacionais de computadores, tablets e celulares. Já o phishing é uma forma maliciosa de obter dados pessoais, como senhas ou número de cartão de crédito, por meio de sites falsos. O palestrante também explicou outros conceitos de uso mais frequente, como cloud (armazenamento de dados on-line, "na nuvem"), wi-fi e apps.
"Saber se defender, entretanto, é mais importante que conhecer. Para isso, não basta instalar antivírus. É fundamental atualizá-lo, assim como o sistema operacional, programas e navegadores", ressaltou Marcelo Machado. O professor explicou que sistemas operacionais e softwares são feitos por trabalhadores que também se submetem a metas e prazos exíguos, o que torna inevitável a existência de vulnerabilidades. "A não atualização aumenta a exposição dos usuários de tecnologias da informação, deixando mais ‘portas abertas' para malwares e outros golpes", disse.
Outro tema tratado na palestra foi a necessidade de senhas mais complexas, que possuam mais de oito caracteres, incluindo letras maiúsculas, minúsculas, números e pontuações. Uma dica para memorizá-las é o uso de paráfrases nas quais letras são substituídas por caracteres ou números. O exemplo dado pelo professor foi a expressão inglesa safe and secure, que parafraseada se transformou em "IamS@af3@nd$ecureOnline". Alguns programas chamados de "cofre de senhas" também são, de acordo com Marcelo Machado, uma alternativa para armazenar esse tipo de dado.
Cuidados com redes de wi-fi abertas e compras on-line também foram citados. O professor explicou que essas alternativas podem ser usadas, mas com muito mais cautela, sempre verificando a procedência dos sites e buscando por símbolos que mostram o nível de segurança deles (como cadeados nos cantos superiores ou inferiores dos navegadores e sites com prefixo HTTPS, mais confiáveis que aqueles que utilizam HTTP). "Transações bancárias ou compras não devem ser realizadas em redes abertas, como as de hotéis ou cafés. Você não sabe se algum gênio do mal instalou algo no roteador daquela rede para capturar seus dados", concluiu.
Confira abaixo 10 dicas do professor Marcelo Machado para um uso mais seguro das tecnologias da informação:
1. Pense antes de clicar
2. Obtenha um antivírus e o mantenha atualizado
3. Mantenha seus softwares, dispositivos e aplicativos atualizados
4. Faça backup de fotos e documentos
5. Crie senhas fortes e únicas
6. Seja cauteloso com redes abertas de wi-fi
7. Questione o que você vê nos pop-ups
8. Downloads e filmes apenas em sites conhecidos
9. Não poste informações sensíveis em redes sociais
10. Esteja sempre atento a e-mails e telefonemas
- 12 visualizações