Sétima Mostra de Boas Práticas do TRT-15 definida com o slogan: Quem mexeu no meu processo?
Será realizada no dia 23 de novembro de 2018, organizada pela Corregedoria, com apoio da Presidência da Corte, a 7ª Mostra de Boas Práticas do TRT da 15ª Região. Além da apresentação das práticas selecionadas, haverá também quatro palestras de autoria dos TRTs da 8ª, 12ª, 13ª, 15ª Regiões, sobre os seguintes temas, respectivamente: Sistema Hórus/Igest, sistema satélite de Gestão Interna de Gabinete e Secretaria (GIGS), Sistema de Apoio Operacional ao PJe (SAO-PJe) e projeto Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância (Wiki VT).
O evento será realizado no Plenário da sede judicial do TRT-15, e terá como tema principal o slogan: "Quem mexeu no meu processo?", escolhido a partir de referência literária que trouxe ao conhecimento do público uma parábola com profundas reflexões sobre mudanças de vida, tendo sido objetivada a aproximação dessa ideia central com as desejadas mudanças advindas da implantação de boas práticas. Considera-se boa prática ação ou ideia com resultado comprovado, que demonstre o uso racional de recursos e que tenha impacto direto na otimização dos processos de trabalho e/ou na melhoria da qualidade dos serviços prestados, reduzindo o congestionamento nas Unidades.
O objetivo, em suma, é trazer instrumentos para otimizar a gestão das unidades de primeira instância. Exemplifica-se a utilidade dessa ação no caso de processos tidos como prioritários, entre os quais aqueles abarcados por metas do Judiciário ou cuja tramitação seja forçosa diante de planejamento específico. Sobretudo considerando que no PJe há uma certa dificuldade no acompanhamento dos processos, as palestras se debruçam sobre um fim comum: gerenciar a rotina da secretaria da vara e apontar práticas instrumentais para este fim.
Sobre as ferramentas
Com essas ferramentas, ou seja, o conteúdo autoinstrutivo da Wiki – que parte do fluxo legal do processo judicial –, juntamente ao SAO-PJe, GIGS e Hórus/Igest, gestores e funcionários estão estruturados para organizar toda a secretaria. "Essa é a proposta da 7ª mostra", ressalta o secretário da Corregedoria, Vlademir Nei Suato.
Sobre o GIGS, já inserido no PJe como sistema satélite ou microsserviço, ele se destina a gerenciar e distribuir os processos entre a equipe da unidade. Já o SAO-PJe estará disponível em breve no PJe do TRT-15 nos relatórios para gerenciamento, na mesma linha do GIGS, respondendo àquela velha questão: "vou trabalhar com qual processo hoje?". O Hórus/Igest visa a medir o desempenho da unidade, assim também o impacto positivo ou negativo de cada processo nos prazos médios. E a Wiki traz o fluxo do processo judicial, com as referências legislativas e demais informações próprias da rotina de secretaria de Vara do Trabalho.
Seleção das práticas
A seleção das práticas será realizada pelo Corregedor Regional, em consonância aos objetivos da mostra, conforme regulamento, quais sejam, capacitar os servidores, avançar na capacidade de promoção de justiça, valorizar o servidor proativo e trocar conhecimentos em face da uniformização pretendida ao atendimento do cidadão.
Premiações e demais informações
Serão premiadas as práticas vencedoras em duas categorias: secretaria de vara do trabalho e gestão de trabalho dos oficiais de justiça. Assim também uma terceira prática – não coincidente a estas – que seja a mais votada pela internet, ou a segunda mais votada – em caso de coincidência. Dentre os casos de sucesso identificados pelo Corregedor durante o ano de 2018, aqueles três em que haja havido, em cada categoria, melhora significativa no desempenho, melhoria por meio de esforço concentrado unicamente da sua própria equipe; e, individualmente, servidor específico que tenha colaborado para a melhoria da primeira instância de forma geral, independentemente da unidade em que atue.
Instituída no ano passado (2017), será condecorado(a) com a Placa de Honra ao Mérito Funcional "Regina Nadruz Bastos" um(a) diretor(a) de secretaria que tenha se destacado na prestação de relevantes serviços à Justiça do Trabalho, durante a sua designação.
Quanto aos resultados esperados, se pretende a integração entre as equipes; o compartilhamento de boas práticas; o estabelecimento da relação entre a teoria e a prática; a disseminação do conhecimento com a disponibilização para outros Tribunais Regionais; a incorporação de novos conceitos, metodologias e práticas de Gestão; ultimando a uniformização de procedimentos.
Serão divulgadas nas próximas notícias os detalhes da inscrição, programação, transmissão em vídeo ao vivo e demais etapas da mostra.
- 49 visualizações