Simpósio no TRT na Bahia incluiu reunião do Fórum Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho

Conteúdo da Notícia

Com informações e fotos da Secom do TRT-5

A memória institucional, a preservação do acervo documental, a Reforma Trabalhista e o contexto histórico foram alguns dos temas abordados durante o primeiro dia do Simpósio Comemorativo dos 77 Anos de Instalação da Justiça do Trabalho na Bahia, aberto na quinta-feira (26/4). O evento, realizado pela Presidência e pela Escola Judicial daquele Regional, aconteceu no auditório do Pleno e foi encerrado nesta sexta-feira (27/4), com mais palestras e com a reunião do Fórum Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra).

A 15ª Região foi representada pelo vice-presidente judicial, Edmundo Fraga Lopes, que também preside a Comissão de Preservação da Memória da Justiça do Trabalho do TRT-15, e pela diretora da Secretaria Judiciária da Corte, Regina Célia Ramires Chiminazzo. Participaram, ainda, a presidente e a vice-presidente do Memojutra, respectivamente Denise Marsico e Cristina Caixeta, e os desembargadores membros do Comitê Permanente de Documentação do TRT-5, Esequias Pereira de Oliveira e Norberto Frerichs,  além de outros magistrados, procuradores, advogados,  servidores, estudantes e profissionais das áreas de História e Arquivologia.

A presidente do TRT-5, desembargadora Maria de Lourdes Linhares, abriu o Simpósio agradecendo a presença de todos e ressaltando a importância de valorizar a memória institucional. "Tivemos nesses 77 anos muitas alegrias e conquistas, somos um Tribunal muito respeitado em todo o país, pela seriedade, celeridade e pelo primoroso corpo de juízes e servidores", pontuou. Logo em seguida, a diretora da Escola Judicial, desembargadora Margareth Rodrigues Costa, também falou sobre a relevância da data para a Bahia e para o Brasil, devido ao fato de o TRT baiano ser um dos oito pioneiros da Justiça do Trabalho.

Unidade Responsável:
Comunicação Social