Trinta e oito agentes de segurança do TRT-15 participam de curso de formação e aprimoramento
Por Ademar Lopes Junior
Teve início nesta segunda-feira, 21/5, o curso "Formação e aprimoramento de agentes de segurança 2018", realizado pela Escola Judicial do TRT-15, para um público de 38 agentes que atuam, em sua maioria, em Campinas.
A cerimônia de abertura foi conduzida pelo assessor de Segurança e Transporte do TRT-15, Cel Carlos de Carvalho Júnior, que recepcionou os agentes e ressaltou a importância da participação deles nos cursos de reciclagem de conhecimento oferecidos pela Escola e de conhecerem melhor a estrutura do TRT-15, um dos maiores tribunais do País.
A primeira atividade do programa foi ministrada pelo secretário-geral judiciário, Paulo Eduardo de Almeida, e pela secretária do TRT-15, Ednamara Aparecida Gonçalves Camara, que apresentaram a estrutura do tribunal, sua formação e seu funcionamento, bem como sua evolução ao longo dos anos, desde sua criação em julho de 1986 e sua instalação em dezembro do mesmo ano.
Segundo afirmou o secretário Paulo Almeida, o TRT-15, nascido do desmembramento do TRT da 2ª Região (SP), iniciou suas atividades com apenas 23 juízes de segundo grau (entre togados e classistas) e 38 Juntas de Conciliação e Julgamento (atuais Varas do Trabalho). Em pouco mais de 30 anos, o TRT-15 conta hoje com 55 desembargadores, 153 Varas do Trabalho e 371 juízes de primeiro grau, entre titulares e substitutos, espalhados em 8 Circunscrições. Ainda segundo o secretário, essas circunscrições, criadas em 1999, visavam uma melhor administração do Regional, com setorização e localização de recursos humanos (magistrados e servidores), e já existem atualmente estudos para sua ampliação.
Paulo Almeida e a secretária Ednamara falaram sobre a composição e o funcionamento do Pleno, Órgão Especial e Seções Especializadas, bem como da Administração, das Turmas, Câmaras e Ouvidoria, e do trabalho "vertiginoso" que envolve magistrados e servidores.
Programa para quatro dias
O curso elaborado pela Escola para os agentes de segurança tem como objetivo principal capacitar o agente para o gerenciamento de crises. Ao longo dos quatro dias de curso (se estende até 24/5), os 38 servidores agentes vão assistir a palestras e participar de oficinas. No primeiro dia, após a palestra sobre a estrutura do TRT-15, eles participam das atividades "Gerenciamento de conflitos na atividade de segurança" e "Simulações sobre gerenciamento de conflitos na atividade de segurança", conduzidas pelo supervisor da Seção de Segurança Institucional do Superior Tribunal Militar, professor Luciano Santana Lopes, que também ministra, na manhã do segundo dia de trabalho, a palestra "Atuação da segurança em atos judiciais" e posteriormente, no período da tarde, a oficina "Simulações sobre atuação da segurança em atos judiciais".
No terceiro dia, o primeiro tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Guilherme Artur Boldrini, fala sobre o "Gerenciamento de crises", e no quarto e último dia, Lucimara Godoy Vilas Boas, bombeiro da Polícia Militar, fala sobre a "Prevenção e combate a incêndio" e à tarde dirige uma oficina com exercícios sobre o tema.
- 16 visualizações