TRT-15 supera metas estipuladas no Plano Estratégico
A Assessoria de Gestão Estratégica e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) do TRT-15 apresentaram na última Reunião de Acompanhamento da Estratégia (RAE) de 2018, nesta terça-feira, 4/12, os resultados obtidos pela Corte no período de janeiro a agosto deste ano. Participaram da reunião o presidente do Regional, desembargador Fernando da Silva Borges, o vice-presidente judicial, desembargador Edmundo Fraga Lopes, o corregedor regional, desembargador Samuel Hugo Lima, e a vice-corregedora eleita para o biênio 2018-2020, desembargadora Maria Madalena de Oliveira. Além dos membros da Administração, estiveram presentes também a juíza Patrícia Maeda, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV) e os juízes auxiliares atuais e eleitos da Presidência, das Vice-Presidências Administrativa e Judicial e da Corregedoria, Alessandro Tristão, Álvaro dos Santos e Cristiane Montenegro Rondelli, Renato Henry Sant'Anna, Daniela Macia Ferraz Giannini e Lúcia Zimmermann. E ainda a secretária-geral da Presidência, Simone Moller Arruda, o diretor-geral, Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser, a secretária da Administração, Adriana Martorano Amaral Corsetti e o coordenador de Estatística e Pequisa, Antonio Carlos Betanho.
De acordo com a servidora Aurete Nicolodi Zurdo, que coordenou a apresentação dos resultados, "100% dos indicadores apurados apresentaram resultado positivo, e outros até já atingiram em 2018 a meta prevista no Plano Estratégico do Judiciário 2015/2020". O relatório apontou o cumprimento positivo nos indicativos de aprimoramento da prestação jurisdicional quanto ao atendimento da demanda (julgar 90% da quantidade de processos de conhecimento distribuídos no ano e baixar mais processos que as execuções iniciadas no período), e de duração razoável (identificar e julgar, até o final do exercício, pelo menos 90% dos processos distribuídos até o final do exercício de dois anos anteriores). Já com relação à prioridade das ações coletivas (identificar e julgar, até o final do exercício, as ações coletivas distribuídas até três anos anteriores no primeiro grau e até dois anos anteriores no segundo grau), as metas foram superadas (101,58% no primeiro grau e 90,2% no segundo grau).
Dentre os indicativos que já superaram a meta prevista no Plano Estratégico estão, por exemplo, o de reduzir para 10 anos o tempo de utilização do mobiliário e o de atingir as 10 iniciativas anuais vinculadas às ações do Pacto Global. Já com relação às metas cumpridas está a de reduzir para cinco anos o tempo de utilização dos equipamentos.
Outro destaque apresentado durante a reunião foi quanto aos indicativos "aperfeiçoar as relações institucionais" e "otimizar os processos de trabalho". No primeiro, o relatório registrou o cumprimento da meta que previa a ampliação para 20 o número de iniciativas compartilhadas entre órgãos até 2020. Já para o segundo, a meta de implementar 99% dos processos de revisão já foi superada.
Tudo pode melhorar
O presidente Fernando Borges, ao final da apresentação do relatório da RAE, avaliou positivamente os resultados apurados pela Secretaria de Gestão Estratégica, e ressaltou que, apesar dos excelentes resultados que comprovam a importância da 15ª Região, "tudo pode melhorar, visto que mesmo apontando resultados muito positivos é sempre possível o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional". O presidente afirmou ainda que, neste momento marcado pelo encerramento de sua Administração, o relatório "espelha o trabalho de todos os magistrados e servidores que integram o Tribunal", e confirma a condição do TRT-15, como um dos tribunais mais produtivos do País.
- 7 visualizações