Acordo celebrado no TRT-15 põe fim à greve da Ford Taubaté

Conteúdo da Notícia

 Por Ademar Lopes Junior

Um acordo fechado na sede do TRT-15, em Campinas, na manhã desta quinta-feira, 24/1, em audiência de conciliação conduzida pela vice-presidente judicial, desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, pôs fim à greve dos trabalhadores da Ford Motor Company Brasil Ltda. O acordo costurado entre a empresa e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de Taubaté e Região deverá ser apresentado em assembleia na porta da fábrica ainda nesta quinta-feira, para deliberar a respeito da cessação da paralisação, com o retorno ao trabalho imediatamente no mesmo dia, a partir do segundo turno.

Dentre os pontos da conciliação, empresa e representantes dos trabalhadores concordaram em restabelecer as negociações coletivas com o sindicato, incluindo na pauta a questão referente aos 12 empregados que foram desligados no dia 21 de janeiro de 2019 e a possibilidade de pagamento dos dias parados. Essas negociações, segundo o acordo, devem ser efetuadas até o próximo dia 8 de fevereiro e, a seguir, submetidas à assembleia sindical para deliberações finais até 12 de fevereiro.

As partes também concordaram em se submeter à "Cláusula de Paz", que prevê, enquanto perdurarem estas negociações, de um lado o compromisso dos trabalhadores de não paralisarem as atividades e, de outro, o compromisso da empresa em não demitir nenhum empregado, com exceção dos casos previstos no art. 482 da CLT e os decorrentes da extinção dos contratos por prazo determinado.

Unidade Responsável:
Comunicação Social