Adolescentes apresentam peça promovida pelo Jeia de Franca sobre combate ao trabalho infantil

Conteúdo da Notícia

O Juizado Especial da Infância e Adolescência da Justiça do Trabalho de Franca (Jeia) promoveu nesta terça-feira, dia 1/10, em conjunto com o Senac, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o Centro Cultural Espaço Nulo, a apresentação da peça teatral  "Ilha das Cores ou Paraíso das Cinzas". Protagonizada por adolescentes que integram o PETI, a apresentação colocou em debate o problema da exploração do trabalho infantil para um auditório lotado com alunos do curso de Auxiliar de Escritório.

Ao final, os atores conduziram uma roda de conversa com o público. Na plateia, havia também adolescentes resgatados do trabalho infantil, inclusive em suas piores formas, e que atualmente são alunos do curso de Auxiliar de Escritório. O curso é uma parceria entre o Senac Franca e o Jeia para atender os adolescentes que buscam autorização para o trabalho no Juizado. O conteúdo programático está alicerçado no desenvolvimento de competências e habilidades, visando contribuir para a transição entre a escola e o mercado de trabalho.

Pioneirismo

O Jeia de Franca foi o primeiro juizado a ser instalado pelo TRT-15, em novembro de 2014, numa iniciativa do Comitê Regional de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. Sob coordenação da diretora do Fórum Trabalhista de Franca e juíza titular da 2ª Vara do Trabalho, Eliana dos Santos Alves Nogueira, o juizado tem a função de desenvolver ações para conscientizar a população sobre a necessidade de erradicação do trabalho infantil e sobre a importância da aprendizagem como meio de garantir aos adolescentes ingresso adequado no mercado de trabalho.

Além de Franca, existem outras nove unidades na jurisdição do TRT-15, todas partes das redes locais de proteção à criança e ao adolescente.

Unidade Responsável:
Comunicação Social