Comitiva do TRT-15 visita as instalações da Unilever em Valinhos

Conteúdo da Notícia

 Na última terça-feira (2/4), as desembargadoras Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Tereza Aparecida Asta Gemignani, vice-presidente judicial da Corte, e Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, diretora da Escola Judicial da 15ª Região, realizaram uma visita à unidade fabril da Unilever em Valinhos. Também integraram a comitiva que percorreu as instalações da fábrica os juízes auxiliares da Presidência do Tribunal, Cristiane Montenegro Rondelli e Alvaro dos Santos, as juízas titulares da 6ª, 8ª e 11ª Varas do Trabalho de Campinas, respectivamente as magistradas Ana Cláudia Torres Vianna, Juliana Benatti e Olga Regiane Pilegis, a titular da VT de Indaiatuba, juíza Alzeni Aparecida de Oliveira Furlan, a juíza Cristiane Kawanaka de Pontes e a coordenadora do Juizado Especial da Infância e Adolescência da circunscrição de Campinas, juíza Camila Ceroni Scarabelli.

Os magistrados TRT-15 foram recepcionados pelo diretor jurídico da Unilever, Júlio César Beltrão, pelo diretor da fábrica de Valinhos, Renato Banhara, e pela equipe do jurídico e de profissionais da produção. Após a exposição dos representantes da empresa, a comitiva do TRT recebeu informações sobre as instalações da fábrica, normas de segurança e utilização dos equipamentos de proteção individual fornecidos para a circulação nas linhas de produção de sorvetes e sabonetes.

A atividade faz parte de um cronograma da Ejud para que os magistrados conheçam a estrutura e a atuação das empresas localizadas na área de jurisdição do TRT-15, sobretudo as ações realizadas na área de gestão de recursos humanos, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho. Também é tema das visitas a política de conciliação dos conflitos trabalhistas, intermediada principalmente pelos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho de primeiro e de segundo graus na 15ª Região.

A presidente do TRT-15, desembargadora Gisela Moraes, destacou "a importância dos magistrados conhecerem de perto a realidade das empresas e de seus empregados para atuar de forma precisa nos conflitos trabalhistas submetidos à Justiça do Trabalho da 15ª Região".

Ao final da atividade, durante a roda dialógica realizada entre os visitantes e os membros do departamento jurídico, os magistrados sugeriram a adoção de alguns procedimentos com objetivo de facilitar o trâmite das ações trabalhistas como, por exemplo, a presença de um advogado da empresa nas audiências iniciais nos casos de pedidos de responsabilidade subsidiária da Unilever em ações ajuizadas contra as prestadoras de serviços terceirizadas.

 

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social