Desembargador Pitas, prestes a se aposentar, é homenageado por membros da Corte

Conteúdo da Notícia

A abertura da sessão do Tribunal Pleno Administrativo do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região desta quinta-feira, 19/9, foi marcada por muita emoção e depoimentos de membros da Corte ao desembargador José Pitas, em sua última participação em sessão do Pleno, antes de sua aposentadoria, a partir do próximo dia 26 de setembro. A sessão também foi marcada por homenagens póstumas ao desembargador e presidente da Corte no biênio 1998-2000, Eurico Cruz Neto. Conduzida pela presidente do TRT-15, a desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, a sessão contou com a participação da procuradora Adriana Bizarro, representando no ato a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Maria Stela Guimarães De Martin.

 

A presidente deu as boas-vindas à nova desembargadora Maria da Graça Bonança Barbosa, em sua primeira participação numa sessão do Pleno. Ao colega José Pitas, em sua despedida, Gisela Moraes ressaltou os 48 anos dedicados à Justiça do Trabalho, desde o período em que iniciou, ainda no TRT-2 (SP), como oficial de justiça, passando a diretor de secretaria da Junta de Conciliação e Julgamento e, mais tarde, como juiz e desembargador. De acordo com a presidente, o desembargador Pitas, pernambucano de Caruaru, "é reconhecido por sua elegância, nunca dispensando o colete, pelo ótimo relacionamento de trabalho com os colegas e sua alma de quase poeta", registrou.

 

A vice-presidente administrativa da Corte, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, homenageou o colega com um acróstico, no qual ressalta as principais qualidades do colega:

Paciência
Irrepreensível em sua conduta
Tranquilidade
Amorosidade
Silenciosidade eloquente.

 

Após a exposição de um vídeo de homenagem com fotos do desembargador Pitas, a desembargadora Olga Aida Joaquim Gomieri disse palavras de apoio e carinho ao amigo de longa data, destacando sua humildade e inteligência, manifestada especialmente em seus questionamentos e intervenções. Muito emocionado, o desembargador João Batista da Silva falou de sua gratidão pelo colega Pitas. O desembargador Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo chamou o colega de "paradigmático amigo Pitas", com quem aprendeu "a virtude da paciência e a serenidade necessária para apaziguar os ânimos". O desembargador Manoel Carlos Toledo Filho lembrou sua experiência com o colega Pitas, no início de sua carreira como juiz, por volta de 1991, com quem aprendeu a fazer os cálculos da liquidação, "o nó górdio da Justiça do Trabalho naquela época e ainda hoje", afirmou. O desembargador Helcio Dantas Lobo Junior, vice-ouvidor da 15ª, afirmou que a saída do colega Pitas é "uma perda irreparável para o Tribunal", e o ouvidor da 15ª, o desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, também confirmou a facilidade do colega para os cálculos, publicados em suplementos na revista Ltr e, num trocadilho, afirmou que Pitas não é só um suplemento, mas uma "enciclopédia de humanidade".

 

Homenagens ao desembargador Eurico Cruz Neto

Na mesma sessão, os membros da Corte também renderam homenagens póstumas ao desembargador Eurico Cruz Neto, vice-presidente do TRT da 15ª Região no biênio 1994-1996 e presidente da Corte na gestão 1998-2000, que faleceu em Campinas, no último dia 4 de setembro.

O desembargador Luiz Antonio Lazarim, que também  é  o coordenador do Comitê Gestor Regional do PJe-JT no âmbito da 15ª Região, lembrou da atuação do colega Eurico, no final da década de 1990, em prol da informatização do Tribunal. Segundo Lazarim, o TRT-15 foi pioneiro na utilização da internet como ferramenta de prestação jurisdicional, devido ao esforço e à visão do desembargador Eurico Cruz Neto.

 

O desembargador Helcio Dantas também homenageou o desembargador Eurico, de quem ressaltou o caráter, especialmente contra as injustiças. Já a desembargadora Olga salientou a longa convivência com o colega de Câmara, segundo ela um dos presidentes mais bondosos que o tribunal já teve, e que sempre encontrava uma forma de ajudar a todos, servidores ou magistrados. O desembargador Giordani destacou o caráter combativo do colega Eurico, e sua "luta hercúlea contra a extinção da Justiça do Trabalho". O desembargador Luiz Felipe Lobo ressaltou o caráter espirituoso do colega Eurico, "sempre capaz de lidar com muita facilidade com questões difíceis".

9ª Câmara também homenageou o desembargador Pitas

 

No último dia 10 de setembro, os desembargadores que integram a 9ª Câmara prestaram homenagens ao  desembargador José Pitas, que participou pela última vez daquele colegiado. Presidida pela desembargadora Thelma Helena Monteiro de Toledo Vieira, a sessão contou a participação dos desembargadores Luiz Antonio Lazarim, Gerson Lacerda Pistori, Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, além do próprio José Pitas, e dos juízes que substituem na 9ª Câmara, Orlando Amancio Taveira e Ana Paula Alvarenga Martins. Participaram também das homenagens o decano da Corte, desembargador José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, a procuradora do MPT-15, Adriana Bizarro, o juiz Alexandre Vieira dos Anjos, o advogado Rodolfo Otto Kokol, que falou em nome da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a secretária da 5ª Turma, Lucinéia Aparecida Cordeiro Rospendowiski, e a filha do desembargador, Thatiana Pitas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social