Dia Internacional da Biodiversidade

Conteúdo da Notícia

O que é Biodiversidade?

O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. Não se sabe quantas espécies vegetais e animais existem no mundo. As estimativas variam entre 10 e 50 milhões, mas até agora os cientistas classificaram e deram nome a somente 1,5 milhão de espécies.

E o Brasil?

Nosso país possui proporções continentais: seus 8,5 milhões km² ocupam quase a metade da América do Sul e abarcam várias zonas climáticas – como o trópico úmido no Norte, o semi-árido no Nordeste e áreas temperadas no Sul. Evidentemente, estas diferenças climáticas levam a grandes variações ecológicas, formando zonas biogeográficas distintas ou biomas: a Floresta Amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; o Pantanal, maior planície inundável; o Cerrado de savanas e bosques; a Caatinga de florestas semi-áridas; os campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica.

Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.

A variedade de biomas reflete a enorme riqueza da flora e da fauna brasileiras: o Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta. Esta abundante variedade de vida – que se traduz em mais de 20% do número total de espécies da Terra – eleva o Brasil ao posto de principal nação entre os 17 países "megadiversos" (ou de maior biodiversidade).

Mas não é só: o país abriga também uma rica sociobiodiversidade, representada por mais de 200 povos indígenas e por diversas comunidades – como quilombolas, caiçaras e seringueiros, para citar apenas alguns – que reúnem um inestimável acervo de conhecimentos tradicionais sobre a conservação da biodiversidade.

Quais as principais ameaças à biodiversidade?

Os principais motores, além do crescimento demográfico, são os resultados do grande peso que o nosso sistema econômico exerce sobre a biodiversidade: alteração do hábitat, poluição de todos os tipos, superexploração dos recursos, e cada vez mais, a mudança climática. As áreas desérticas aumentam e no fundo dos oceanos áreas inteiras de recifes de corais morrem.

Tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção, afetando todos nós e com consequências na saúde, na segurança e em inúmeros aspectos do bem-estar e da qualidade de vida.

A cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados, e as estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais poderão estar extintas dentro dos próximos 30 anos.

A biodiversidade é a base da nossa vida, sua redução e a perda dos serviços dos ecossistemas são uma grande ameaça global ao futuro de nosso planeta e de nossas gerações.

Por isso, conscientize-se sobre o que você pode fazer para contribuir com a sua preservação!

Confira diversas dicas no seguinte endereço:

https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/biodiversidade/voce_pode_ajudar/

 

Fontes:

https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biodiversidade/

http://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-brasileira

Unidade Responsável:
Comunicação Social