Estudantes da Faditu e Univap visitam o TRT-15
Cerca de 80 estudantes de Direito visitaram na tarde de quarta-feira, 25/9, a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas. Os alunos da Faculdade de Direito de Itu (Faditu) vieram acompanhados pelo professor Romeu Gonçalves Bicalho, já os estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) vieram com o juiz do trabalho do TRT-15 Marco Antônio Folegatti Resende e com os professores Luiz Fernando Faria de Souza e Clélio Marcondes Filho.
Após a foto oficial em frente ao edifício-sede da Corte, os alunos se dirigiram até o Plenário Ministro Coqueijo Costa, localizado no terceiro andar, onde posaram para a tradicional foto com a beca, na tribuna de sustentação oral. Na sequência, os estudantes assistiram a um vídeo institucional que contou um pouco mais da história do tribunal. O decano da Corte e presidente da 3ª Seção de Dissídios Individuais (SDI-3), desembargador José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, recepcionou os alunos e explicou, em linhas gerais, a competência da segunda instância da Justiça do Trabalho e, mais especificamente, sobre a ação rescisória, principal recurso julgado pela SDI-3.
Os estudantes também puderam assistir a uma parte da sessão de julgamentos, que contou com a presença da presidente do TRT-15, a desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes.
Na sequência do programa, os estudantes conheceram o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) da 15ª Região, onde realizaram uma visita guiada pelas servidoras e puderam conhecer um pouco mais sobre a história do trabalho no estado de São Paulo.
Ao fim da programação, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar, de modo descontraído, com o juiz auxiliar da Presidência Álvaro dos Santos. Ele contou um pouco de sua trajetória de vida e, também, de sua carreira. O magistrado destacou a importância da visita, e ressaltou que a força de vontade pode fazer a diferença para os jovens estudantes, e aconselhou a turma a persistir até conseguir o que deseja.
Na última parte da visita, mais uma vez o desembargador José Pedro conversou com os alunos e contou um pouco de sua história de vida e de todo caminho percorrido para chegar ao Tribunal. Ele encerrou concluindo sobre a importância do advogado, "essencial para a prestação de justiça", anotou, e também sobre a advocacia, que "é a busca da justiça", concluiu.
- 18 visualizações