Hospital do GACC de São José dos Campos inaugura unidade de imagem construída com recursos de acordo com empresas condenadas por dano moral coletivo
Uma nova ação social realizada com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região foi entregue à população do Vale do Paraíba nesta semana. A presidente da Corte, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, inaugurou na quarta-feira (11/12) o auditório e a unidade de imagem do hospital do Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) de São José dos Campos. A obra foi concluída por meio de doação de R$ 896 mil realizada após aval dado pela Comissão de Análise de Projetos do TRT-15.
"É uma alegria muito grande poder participar da concretização deste espaço sonhado há tanto tempo pela equipe do hospital. Fico muito contente em saber que agora a Justiça do Trabalho também faz parte da história do GACC", afirmou a desembargadora Gisela Moraes. Para um público formado por profissionais de saúde, voluntários e pais de pacientes, a desembargadora explicou que os recursos utilizados na obra tiveram como origem acordo firmado em condenações de empresas por dano moral coletivo.
A história do único complexo de tratamento especializado em oncologia pediátrica do Vale do Paraíba cruzou com a do TRT-15 durante uma audiência conduzida pelo juiz titular da 4ª Vara do Trabalho de São José dos Campos e coordenador do Juizado Especial da Infância e da Adolescência local, Marcelo Garcia Nunes. "Eu decidi conversar com a advogada do GACC. Disse a ela que era um dos doadores da instituição e que gostaria de conhecer o trabalho deles", explicou. Foi assim que, após uma visita, ele convenceu a presidente da instituição, Rosemary Dominguez Sanz, a apresentar a proposta da obra à Comissão de Análise de Projetos do TRT-15.
Muito emocionada durante toda a cerimônia, a presidente do GACC resumiu seus sentimentos em uma palavra, dita muitas vezes durante o seu discurso. "Gratidão. Quero afirmar minha gratidão por tornarem realidade algo com o que sonhamos há dez anos. Gratidão por terem vindo ao hospital nos conhecer, gratidão por acreditarem no trabalho que fazemos, gratidão por abraçarem esta causa", reforçou. Ela destacou, ainda, que o tomógrafo destinado ao novo espaço será instalado na próxima segunda-feira (16/12).
Quebra de protocolo
Após assistir à apresentação do filho Renan e de outras crianças no início da cerimônia, o pai Cristiano Antônio de Oliveira pediu para quebrar o protocolo e fazer uma declaração ao final da inauguração. "Só quem está do lado cá sabe o que vivemos. Há um ano eu não fazia a menor ideia do que era feito aqui no GACC. Hoje conheço a importância do trabalho de todos vocês. Quero dizer meu muito obrigado aos profissionais, voluntários e a vocês que propiciaram mais esta conquista para o hospital", disse.
O filho de Cristiano integra a lista de 741 pacientes atendidos neste ano nas diversas fases do tratamento, além de 171 na Unidade de Terapia Intensiva e 585 na Clínica de Curados. O GACC de São José dos Campos possui um índice de cura de 71%, superior à média brasileira que é de 49%. Durante 2019, o hospital realizou 901 cirurgias, 2.042 internações, 5.601 sessões de quimioterapia, 13.197 consultas e 32.015 exames.
Para que esse atendimento seja possível, o GACC possui uma estrutura de 6.000 m² construídos, oferecendo atendimento integral de oncologia pediátrica. Os pacientes do Sistema Único de Saúde diagnosticados entre 0 e 19 anos têm prioridade no atendimento, que tem como característica a abordagem multidisciplinar nas áreas médica, psicológica e social, entre outras. Outro aspecto do atendimento realizado pela equipe de profissionais de saúde e voluntários é o trabalho humanizado, que é oferecido tanto às crianças quanto aos familiares.
- 89 visualizações