JEIA de Ribeirão Preto participa de ação de conscientização sobre acidentes com trenzinhos infantis
Os acidentes, muitas vezes fatais, envolvendo crianças e adolescentes que correm pelas ruas de Ribeirão Preto atrás dos trenzinhos infantis (carretas musicais com personagens que levam as crianças para um passeio pela cidade), motivaram o Fórum Municipal pela Erradicação do Trabalho Infantil da cidade e o Juizado Especial da Infância e da Adolescência (JEIA) da Justiça do Trabalho de Ribeirão Preto a promoverem uma ação de conscientização. No dia 24/9, cerca de 400 crianças da cidade participaram de uma tarde com atividades socioeducativas e recreativas no Ginásio Gavino Virdes (Cava do Bosque) para alertá-las dos perigos que representam "seguir" os trenzinhos.
O Fórum Municipal pela Erradicação do Trabalho Infantil reúne instituições e autoridades que discutem e propõem soluções para questões relacionadas com o trabalho prematuro, bem como os efeitos disso na evasão escolar e na perpetuação da pobreza. A coordenadora do JEIA de Ribeirão Preto, juíza Márcia Cristina Sampaio Mendes, representante do JEIA Fórum, participou da atividade e falou diretamente com as crianças. Ela registrou que o chamado fenômeno dos "seguidores" envolve centenas de crianças, destacando que "infelizmente, duas já foram vítimas fatais". Para a magistrada, que também é titular da 5ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto, "a atividade de reflexão e conscientização sobre os perigos de se ‘seguir' os trenzinhos pelas ruas foi muito importante na busca da preservação da vida e da integridade física de centenas de crianças e adolescentes de nossa cidade".
O tema é tão relevante para a comunidade que a atividade dos trenzinhos foi recentemente objeto de uma Lei Municipal para regular a sua operação, principalmente em relação as medidas de segurança obrigatórias.
- 42 visualizações