Maria da Graça Bonança Barbosa toma posse como desembargadora do TRT-15

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

Tomou posse nesta segunda-feira, 2/9, a nova desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Maria da Graça Bonança Barbosa. A magistrada ocupa, por merecimento, a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Jorge Luiz Costa. A presidente da Corte, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, conduziu a cerimônia que reuniu, no Salão Nobre da Presidência, 25 desembargadores, além de juízes de primeiro grau, servidores, familiares e convidados para a solenidade. Dentre as autoridades que prestigiaram a cerimônia, estavam também o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amata XV), juiz César Reinaldo Offa Basile, e a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Maria Stela Guimarães De Martin.

A presidente Gisela Moraes destacou a seriedade e sabedoria da nova desembargadora para "decidir pela paz social" e, também, sua capacidade ímpar de solucionar problemas com eficiência e eficácia. A presidente destacou, ainda, que "por trás do semblante doce e voz suave, descortina-se uma mulher de personalidade firme, fiel aos princípios que norteiam a atuação de uma juíza vocacionada".

O presidente da Amatra XV, juiz César Basile, destacou a importância da família como base do sucesso alcançado pela nova desembargadora, cujo trabalho sempre se baseou na "cordialidade para a solução pacífica dos conflitos". O magistrado lembrou que a vida é um "balanço permanente de perdas e ganhos", e por isso desejou à nova desembargadora a "continuidade de sua trajetória com coragem e retidão".

A desembargadora Maria da Graça Bonança Barbosa iniciou seu discurso falando dos sonhos, particularmente o sonho que ela começou a alimentar em 1992, quando ainda advogava, de se tornar uma juíza do trabalho, sonho que se realizou em 1998, no IV Concurso do TRT-15. De lá para cá, houve muito apoio e carinho de muitas pessoas a quem a nova desembargadora rende homenagem e externa sua gratidão, mas ressalta que ela toma posse num "momento de incertezas e rupturas, em que os direitos sociais são vilipendiados no país". Nesse cenário, em que é preciso todos os dias se renovar a esperança, a magistrada afirmou que "só os valores da Justiça e do Trabalho são capazes de nos sustentar e de nos servir de luz para o caminho a seguir"

 

Sobre a nova desembargadora

Bacharel em Direito pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes, a juíza Graça Bonança possui mestrado e doutorado em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo, tendo defendido tese sobre dano moral coletivo na Justiça do Trabalho. Trabalhou como advogada de 1986 a 1993, quando ingressou na magistratura, após aprovação no quarto concurso para juízes realizado pelo TRT-15. Foi titular em varas do trabalho de Assis (2ª), Itapetininga, São José dos Campos (4ª e 5ª).

Em 2004, a juíza Graça Bonança foi convocada pela primeira vez para atuar no 2º grau de jurisdição, tendo permanecido até 2012. De 2015 a 2018, foi juíza auxiliar da Corregedoria do TRT-15.

A nova desembargadora do TRT-15 também é autora do livro Ação Coletiva Trabalhista - novas perspectivas, além de atuar como docente, proferindo palestras e aulas para magistrados, advogados e estudantes.

Unidade Responsável:
Comunicação Social