Material reciclável doado pelo TRT-15 beneficia trabalhadores de cooperativa de Paulínia

Conteúdo da Notícia

A Coordenadoria de Gestão Documental do TRT-15 doou um lote de 16,8 toneladas de papel, fruto de descarte de 24.013 processos judiciais findos, à Cooperativa de Profissionais da Área de Reciclagem do Brasil (Cooperlínia Ambiental do Brasil), sociedade de pessoas sem objetivo de lucro, e que possui convênio com a Fundação de Amparo ao Preso (Funap) "Prof. Dr. Manoel Pimentel". Realizada no dia 21 de fevereiro, a doação somou R$ 11.760 e foi a maior registrada no tribunal até o momento.

De acordo com a servidora Sandra Amador Costa Souza, da Seção de Gestão de Arquivo Intermediário, a importância da doação se revela por seu duplo aspecto social e ambiental. No primeiro, a doação beneficiou diretamente 33 reeducandos em regime semiaberto, que recebem um salário-mínimo mensal. Esses trabalhadores do projeto, além do salário, ganham uma redução da pena com o trabalho desempenhado: a cada três dias trabalhados o reeducando reduz em um dia a pena a ser cumprida. Além disso, essas atividades contribuem para a obtenção de qualificação profissional e experiência, e aumentam a probabilidade de conquista de uma colocação no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.

No aspecto ambiental, estima-se que as 16,8 toneladas de resíduos recicláveis doados reduzirão em cerca de 25% a 60% de consumo de energia elétrica, em relação ao processo tradicional para obtenção de papel a partir da polpa de madeira. Além disso, essa prática evitará a emissão de cerca de 42 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, reduzirá o consumo de água, aumentará a vida útil dos materiais e minimizará a utilização de aterros sanitários.

Unidade Responsável:
Comunicação Social