Presidente do TRT-15 dá início à distribuição de canecas reutilizáveis no Regional

Conteúdo da Notícia

A presidente do TRT da 15ª Região, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, deu início nesta segunda-feira, 27 de maio, à distribuição de canecas reutilizáveis na Corte. As primeiras unidades foram entregues aos desembargadores presentes à sessão do Pleno do Tribunal, no Plenário Ministro Coqueijo Costa, em Campinas. Numa segunda etapa da iniciativa, os demais magistrados da 15ª Região e os servidores, além de estagiários e trabalhadores terceirizados, também receberão uma caneca igual. A previsão é que até o final deste ano todas as unidades, cerca de 4.400, já tenham sido entregues.

 

As canecas foram adquiridas graças ao trabalho da Comissão Gestora da Política de Responsabilidade Socioambiental do TRT-15, juntamentecom o Escritório de Gestão Socioambiental da Corte, vinculado à Assessoria de Gestão Estratégica do Regional. A iniciativa conta também com a participação do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze), que patrocinou a aquisição de parte das unidades. "É uma alternativa simples, mas de real impacto para que deixemos de utilizar copos descartáveis ao longo do nosso dia de trabalho", enfatizam os idealizadores do projeto. Segundo estudos recentes, só no Brasil são consumidos 720 milhões de copos descartáveis por dia. "Empilhados, dariam uma volta e meia no planeta", alerta o Escritório de Gestão Socioambiental do TRT-15.

 

Foram estampados em cada caneca logotipos que simbolizam parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) fixados no ano 2000 pelos Estados-membros da ONU, no Pacto Global para o Desenvolvimento Sustentável. Desde 12 de setembro de 2014 o TRT-15 é signatário dessa iniciativa de alcance mundial, tendo sido a primeira corte no mundo a aderir ao pacto, um ambicioso plano de erradicação da pobreza, de combate à desigualdade e à injustiça e de proteção do planeta. "O TRT-15 está comprometido com a criação de um mundo pacífico, inclusivo e ambientalmente seguro", sublinha a Assessoria de Gestão Estratégica do Regional. Hoje já são mais de 9.500 participantes só no Brasil.

"O Pacto Global", resume a própria ONU, "é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade". 

Unidade Responsável:
Comunicação Social