Presidente do TRT-15, desembargadora Gisela Moraes dialoga com juízes de primeira instância da Circunscrição de Campinas

Conteúdo da Notícia

"Administrar é compartilhar", sublinhou a presidente do TRT da 15ª Região, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, em reunião com 40 juízes de primeira instância da Circunscrição de Campinas, realizada na última sexta-feira, dia 22/2, no Fórum Trabalhista (FT). No encontro, o primeiro de um ciclo de visitas institucionais na jurisdição, a desembargadora Gisela Moraes expôs as principais diretrizes de sua administração, alicerçadas no compartilhamento de ideias e no fortalecimento da cultura da pacificação para a solução dos conflitos trabalhistas. A reunião, ciceroneada pelo diretor do FT e titular da 9ª Vara do Trabalho, juiz Marcos da Silva Porto, contou com a participação da juíza auxiliar da Presidência Cristiane Montenegro Rondelli e dos servidores Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser, diretor geral do TRT-15, Adriana Martorano Amaral Corsetti, secretária-geral da Presidência, e Joaquim José Teixeira Castrillon, diretor do Sindiquinze.

Entusiasta da conciliação como solução mais rápida para as lides trabalhistas, a desembargadora Gisela Moraes destacou o desempenho do Tribunal e detalhou a proposta do Projeto Conexão, recém-lançado pelo Tribunal, que busca disseminar entre empresários e trabalhadores a prática de métodos consensuais de resolução de disputas, preconizada pela Resolução nº 174 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

No ano passado, a 1ª instância do TRT-15 solucionou 328.714 ações, sendo 127.995 por meio da conciliação, o que corresponde a 39%. Dos R$ 4,6 bilhões destinados aos reclamantes em 2018, R$ 2,5 bilhões foram homologados por intermédio da conciliação. "Nosso tribunal tem sido referência no desempenho de políticas públicas judiciárias de conciliação, seja no treinamento de servidores em mediação ou na instalação e funcionamento dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejuscs-JT). Nossas iniciativas inovadoras são constantemente premiadas pelo Conselho Nacional de Justiça e também somos destaque em valores homologados nos mutirões conciliatórios. Acredito muito nesse projeto Conexão para aprimorar ainda mais a cultura da pacificação", asseverou.

Temas como segurança e execução orçamentária também foram debatidos com os juízes. A desembargadora Gisela Moraes enfatizou, ainda, a importância da 15ª em nível nacional. "O TRT é responsável pelo atendimento de 599 municípios paulistas e considerado um tribunal de ponta. A eficiência e o conhecimento dos magistrados e servidores contribuem para o bom andamento da 15ª. Conto com o apoio de todos e podem contar comigo na linha de frente também", finalizou. 

Unidade Responsável:
Comunicação Social