Presidente do TRT-15, desembargadora Gisela Moraes, visita sedes da ONU e da OIT

Conteúdo da Notícia

Em busca do compartilhamento de boas práticas de promoção dos direitos sociais, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, visitou, no dia 12 de abril, as sedes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça, durante viagem privada. A magistrada foi recebida na ONU pela embaixadora Maria Luísa Escorel de Moraes, representante adjunta da Missão Permanente do Brasil  e pelo segundo secretário Nero Cunha Ferreira. Posteriormente, a desembargadora Gisela Moraes fez uma visita guiada à OIT. 

A OIT está completando 100 anos em 2019 e tem liderado diálogos globais sobre o futuro do trabalho, reunindo especialistas, economistas e acadêmicos. De acordo com a instituição, as transformações obrigam a refletir sobre o futuro do trabalho no longo prazo para orientar esta evolução em direção à justiça social. A proposta integra as chamadas "Sete Iniciativas do Centenário da OIT", que discutem ainda o fim da pobreza, o papel das mulheres no trabalho, a sustentabilidade, as normas internacionais do trabalho, a colaboração entre OIT e as empresas, e as reformas estruturais de governança da instituição.

"Ao trazer a discussão sobre o futuro do trabalho, do direito do trabalho e da própria Justiça do Trabalho para a 19ª Edição do Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, que acontece em Paulínia, nos dias 6 e 7 de junho, o TRT da 15ª Região se alinha institucionalmente à proposta mundial da OIT em seu centenário", destaca a desembargadora Gisela Moraes. O TRT-15, por intermédio da Escola Judicial, também planeja para o dia 23 de agosto um seminário comemorativo dos 100 anos da OIT.

Fundada em 1919 para promover a justiça social, a OIT é a única agência das Nações Unidas que tem estrutura tripartite, na qual representantes de governos, de organizações de empregadores e de trabalhadores de 187 Estados-membros participam em situação de igualdade das diversas instâncias da organização. Essa arranjo é representado na estrutura arquitetônica da sede. Projetado por  Eugène Beaudoin (França), Alberto Camenzind (Suíça) e Pier Luigi Nervi (Itália), o prédio que abriga a OIT em Genebra é dividido em três partes principais: alas norte, sul e prédio central, representando os três grupos, governos, trabalhadores e empregadores.

Unidade Responsável:
Comunicação Social