Quarta Jornada de Capacitação da equipe da Vice-Presidência Judicial do TRT-15 debate mudanças para fazer frente ao aumento da demanda

Conteúdo da Notícia

 "Quando os ventos da mudança sopram, umas pessoas levantam barreira, outras constroem moinhos de vento." Foi com essa frase do escritor gaúcho Érico Veríssimo que a vice-presidente judicial do TRT da 15ª Região, desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, sublinhou, na solenidade de abertura da 4ª Jornada de Capacitação da Equipe da Vice-Presidência Judicial (VPJ), na manhã desta sexta-feira, 22 de fevereiro, a necessidade de a VPJ implementar inovações em seus procedimentos, sobretudo nos despachos de admissibilidade de recurso de revista. Na etapa matinal, que contou com a presença do desembargador Claudinei Zapata Marques, da 8ª Câmara do Tribunal, o evento reuniu cerca de 45 servidores e estagiários da VPJ, nos Auditórios 3 e 4 da Escola Judicial da Corte (EJud-15).
 
"As pessoas que resistem à mudança, gastam energia tentando impedir que os novos tempos aconteçam. Já as outras aproveitam a energia do processo de mudança em seu próprio benefício e, seguindo o exemplo do moinho, produzem alimento – alimento físico, espiritual e profissional", acrescentou a desembargadora, que se valeu de um vídeo para debater com os servidores conceitos como respeito ao outro, colaboração e consecução de objetivos.
 
Nova realidade
 
 
Na sequência, na primeira palestra do encontro, a juíza auxiliar da VPJ, Daniela Macia Ferraz Giannini, pôs em pauta o tema "Admissibilidade do Recurso de Revista: Otimização do processo de trabalho", inserido na programação da Jornada a propósito do saldo de 26.594 processos aguardando despacho de admissibilidade de recurso de revista na VPJ, volume registrado em 30 de novembro passado, deduzido o número de processos suspensos ou sobrestados. Apesar de já ter havido uma diminuição do montante para 22.234 processos, número válido para o último dia 31 de janeiro, sem contar o número de processos suspensos ou sobrestados, a magistrada classificou a tarefa de eliminar esse saldo – conforme preconizou o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, na correição realizada de 5 a 9 de novembro de 2018 no TRT – como "um verdadeiro desafio" à espera da VPJ. "Persistência é a ‘palavra-chave' que teremos de ter em mente", antecipou a juíza. "A quantidade, porém, não impediu que a equipe mantivesse, no biênio 2016-2018, a elevada qualidade dos despachos, como também salientou o corregedor-geral", lembrou a palestrante.
 
A juíza ponderou que alterações legislativas ocorridas desde o advento da Lei 13.015/2014 tornaram o despacho de admissibilidade de recurso de revista mais complexo, acentuando o seu perfil técnico. A reforma trabalhista em vigor desde novembro de 2017 também trouxe consequências, observou a magistrada. "Com a queda no número de processos novos, muitos juízes finalmente tiveram condições de baixar o saldo de processos que aguardavam julgamento, o que implicou o aumento do número de recursos ordinários e, como consequência, de recursos de revista."
 
 
Portanto, a VPJ terá de "aprender uma nova forma de trabalhar", defendeu a juíza, levando em conta também a quantidade de trabalho, "mas sem perder a excelência na qualidade dos despachos proferidos". O caminho, nesse sentido, exige a supressão de tarefas desnecessárias que "são dispensáveis, não agregam valor", enfatizou a palestrante. "Para isso estamos aqui nesta 4ª Jornada, para, juntos, compartilhar ideias em busca de nossos objetivos", reforçou a juíza, que coordenou, ainda na parte da manhã, uma oficina em que foram discutidas propostas de aperfeiçoamento das atividades da VPJ.
 
 
A programação matinal contou ainda com uma palestra do servidor do Setor de Recurso de Revista Daniel Assis Ravena de Souza, que abordou a aplicação do parágrafo 1º-A do artigo 896 da CLT, introduzido pela Lei 13.015/2014.
 
 
À tarde, no Auditório 1 da EJud-15, o desembargador Claudinei Zapata Marques comandou as atividades, que se concentraram no tema "Gestão de Gabinete" e contaram também com a participação de servidores e estagiários da Secretaria Judiciária do Regional.
 
O evento foi encerrado com uma plenária, em que os grupos de trabalho puderam expor e compartilhar suas propostas de aperfeiçoamento dos procedimentos.

Unidade Responsável:
Comunicação Social