TRT-15 promove abertura do Ano Judiciário nesta quinta-feira, dia 14 de março

Conteúdo da Notícia

Personalidades e instituições serão homenageadas com a Ordem do Mérito
Rolando Boldrin, Instituto Padre Haroldo e Associação e Fraternidade São Francisco de Assis integram a lista

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, promove nesta quinta-feira, dia 14 de março, às 17 horas, a solenidade de Abertura do Ano Judiciário do Trabalho da 15ª Região e da outorga das comendas da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª, com a imposição de insígnias Grande Colar e Medalha Ouro. O evento, que contará com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Batista Brito Pereira, acontece no Plenário Ministro Coqueijo Costa (Rua Barão de Jaguara, 901, 3º Andar, no centro).

Criada em 1992, a outorga das comendas busca reconhecer os méritos, a dedicação e os relevantes serviços prestados à sociedade por ministros, desembargadores e procuradores, além de pessoas e instituições. Entre os agraciados neste ano estão o ministro do TST Alexandre Luiz Ramos, o corregedor-geral da União, procurador Gilberto Waller Júnior, os desembargadores Eliney Bezerra Veloso (presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região/MT e do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho – Coleprecor), Paulo Sérgio Pimenta (presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região/GO), Plauto Carneiro Porto (presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região/CE), e Maria de Lourdes Linhares Lima de Oliveira e Dalila Nascimento Andrade (presidente e corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região/BA, respectivamente). Também recebem homenagem a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juíza Patrícia Maeda, o procurador do Ministério Público do Trabalho de Campinas, Ronaldo José de Lira e o professor José Dari Krein, do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre outros. A lista foi aprovada pelo Tribunal Pleno da 15ª em sessão administrativa ocorrida no dia 18 de outubro de 2018 e engloba, ao todo, 24 personalidades e quatro instituições que se destacaram no meio político, cultural, social ou na esfera jurídica.

Rolando Boldrin, do Sr. Brasil, um senhor essencialmente brasileiro a serviço da cultura

O ator, cantor e compositor Rolando Boldrin, idealizador e apresentador do programa Sr. Brasil, exibido pela TV Cultura, vem a Campinas para receber a Medalha Ouro do TRT-15 por seu trabalho dedicado à preservação da cultura. Com mais de 60 anos de carreira, iniciada em 1958, aos 22 anos, Rolando Boldrin busca enaltecer a cultura popular trazendo a lume as raízes da música e da poesia genuinamente brasileiras. Conforme sugere o título de uma de suas coletâneas musicais "Tirando o Brasil da Gaveta", Boldrin é um multifacetário que, com suas declamações e toadas, "divulga a cultura popular brasileira, a música de todas as regiões e as histórias de todas as pessoas". (www.rolandoboldrin.com.br )

Instituto Padre Haroldo: prevenção, cuidado e educação

O Instituto Padre Haroldo (IPH) é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos, fundada pelo padre jesuíta Haroldo Hams em 1978, que promove cuidados para a vida por meio de seus programas de prevenção, acolhimento residencial, recuperação da dependência química, e trabalho e renda. O IPH tem como missão ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco, proporcionando cuidado, educação e atendimento especializado para uma vida saudável em comunidade. Além dos quatro programas, o IPH desenvolve importante trabalho de inclusão social, por meio de Cuidado e Educação com foco em diversas áreas de atuação, como saúde, atenção à infância, cuidados ao meio ambiente, esporte, arte e cultura, em atividades que estão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da agenda 2020, formulada pela Organização das Nações Unidas (ONU). (http://padreharoldo.org.br) 

A serviço da vida

A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus recebe do TRT-15 o Grande Colar. Com sede em Jaci, no interior de São Paulo, a entidade filantrópica cristã sem fins lucrativos atua na gestão de hospitais gerais e específicos, serviços de saúde como ambulatórios médicos de especialidades, pronto-socorro, farmácia de alto custo, entre outros. A instituição  mantém ainda um abrigo para doentes em tratamento e ambulatório para diagnóstico e tratamento de álcool e drogas, além de desenvolver projetos educacionais para crianças e adolescentes. Com operações nos estados de Goiás, Paraná, Ceará, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo, a associação deve inaugurar em breve um barco hospital e uma "ambulancha" para tratamento de saúde das comunidades ribeirinhas que vivem na Bacia do Rio Amazonas. O projeto  foi custeado com recursos provenientes do maior acordo da história da Justiça do Trabalho,  o emblemático caso Shell/Basf, cuja Ação Civil Pública tramitou na 15ª Região. (http://www.franciscanosnaprovidencia.org.br)

Grande Harmonia

Homenageada com o Grande Colar pelo TRT-15, a Fundação Grande Harmonia é responsável por coordenar as Creches Comunitárias Paraíso I e II, em Atibaia, interior de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. As duas unidades possuem projeto inédito com base na pedagogia da Seicho-No-Ie – a Educação da Vida, atendendo gratuitamente mais de 100 crianças de seis meses a três anos. A fundação de direito privado e sem fins lucrativos fica na cidade de Maxaranguape (RN) e tem por finalidade instituir e ministrar o ensino fundamental e médio, bem como promover melhoria da qualidade de vida das comunidades, com formação moral, espiritual e filosófico-religiosa do ser humano. (http://www.sni.org.br/fgh)

Gestão de Inclusão Social

A rede sorocabana de padarias Real também será agraciada com o Grande Colar. Com quatro unidades e cerca de 700 funcionários, a empresa foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) pelas boas práticas de empregabilidade para trabalhadores com deficiência, conquistando o prêmio internacional "Boas Práticas de Empregabilidade para Trabalhadores com Deficiência", na categoria gestão. Ao todo, 33 empresas no mundo foram selecionadas pela ONU, sendo 12 brasileiras.

CONFIRA ABAIXO A LISTA COMPLETA DOS HOMENAGEADOS:

GRANDE COLAR

ALEXANDRE LUIZ RAMOS
Ministro do Tribunal Superior do Trabalho

ASSOCIAÇÃO E FRATERNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS NA PROVIDÊNCIA DE DEUS
Entidade Filantrópica

DALILA NASCIMENTO ANDRADE
Desembargadora Corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Bahia

ELINEY BEZERRA VELOSO
Desembargadora Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Mato Grosso, e do        Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho

FRANCISCO LUCIANO DE AZEVEDO FROTA
Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça

FUNDAÇÃO GRANDE HARMONIA – Creche Comunitária Paraíso I e II
Entidade Beneficente

GILBERTO WALLER JÚNIOR
Procurador Federal Corregedor-Geral da União

INSTITUTO PADRE HAROLDO
Entidade Filantrópica

MARIA DE LOURDES LINHARES LIMA DE OLIVEIRA
Desembargadora Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Bahia

MARIA THEREZA ROCHA DE ASSIS MOURA
Ministra Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça e Corregedora-Geral do Conselho da Justiça Federal

PADARIA REAL CONVENIÊNCIA
Empresa

PAULO SÉRGIO PIMENTA
Desembargador Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Goiás

PLAUTO CARNEIRO PORTO
Desembargador Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Ceará

ROSANA DE ALMEIDA BUONO
Desembargadora Vice-Ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, São Paulo

WALTER ROBERTO PARO
Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Pará e Amapá

MEDALHA OURO

CLÁUDIO DE GUIMARÃES ROCHA
Servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, Mato Grosso do Sul –

DÉBORA ARAÚJO SEABRA DE MOURA
Primeira Professora do Brasil com Síndrome de Down e Autora de Livro Infantil

GUSTAVO FACHIM
Secretário de Gestão de Pessoas do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

JOSÉ DARI KREIN
Professor de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

KÁTIA DOS SANTOS SILVA
Secretária de Orçamento e Finanças do Conselho Superior da Justiça do Trabalho

MARCELO ADRIANO BONANI
Diretor de Secretaria da Vara do Trabalho de São José do Rio Pardo do Tribunal Regional do Trabalho    da 15ª Região

MARCIA LOVANE SOTT
Secretária-Geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho

PATRICIA MAEDA
Juíza Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região

PAULO VÍBRIO JÚNIOR
Delegado Diretor da Polícia Federal em Campinas

RODRIGO MARQUES DE REZENDE
Assessor de Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

ROLANDO BOLDRIN
Apresentador de TV, Cantor e Compositor

RONALDO JOSÉ DE LIRA
Procurador Regional do Trabalho da 15ª Região
Vice-Coordenador Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente

VLADEMIR NEI SUATO
Secretário da Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

Unidade Responsável:
Comunicação Social