TRT-15 recebe visita de alunos de Itapetininga e Americana

Conteúdo da Notícia
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) recebeu na quarta-feira, 27/11, em sua sede, em Campinas, a visita de aproximadamente 50 alunos de Direito do Instituto Itapetiningano de Ensino Superior (IIES) e da Faculdade de Direito de Americana (FAM). Os estudantes, acompanhados pelos professores Paula Prado de Souza Campos (IIES), Waldomiro Antônio Rizato Júnior e a Cláudia Milo Melchert (FAM), foram recepcionados no auditório do Plénario Ministro Coqueijo Costa pelo decano da Corte, desembargador José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, que explicou em linhas gerais o funcionamento do tribunal, as competências recursais e os graus de jurisdição, e assistiram a um vídeo institucional para conhecer os funcionamentos dentro do tribunal. 
 
Ainda no Plénario, os alunos posaram para a tradicional foto com a beca na tribuna de sustentação oral, e puderam acompanhar parte do julgamento da 3ª Seção de Dissídios Individuais (SDI-3). A sessão contou com a presença do magistrado Orlando Amancio Taveira, recentemente nomeado para o cargo de desembargador, que foi parabenizado pelos colegas e pelo desembargador Edmundo Fraga Lopes, que presidiu regimentalmente, no ato, os trabalhos. 
 
Durante o julgamento da SDI-3 o desembargador Edmundo Fraga trouxe explicações aos estudantes sobre a grandeza da atuação do tribunal no estado de São Paulo, e disse que quando questionado sobre estar do lado do trabalhador ou do empregador, ele visa "cumprir a lei". Já o desembargador José Pedro ressaltou que o "tribunal é do povo e para o povo". 
 
 
Após assistirem a parte da sessão, os alunos continuaram o programa de visitas no Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) da 15ª Região, onde puderam conhecer um pouco da história do trabalho e da Justiça do Trabalho no Brasil.
 
 
Ao fim da programação, já na Escola Judicial, os estudantes participaram do "momento Juiz e Desembargador com o aluno". Dessa vez, foi a juíza do trabalho Camila Ceroni Scarabelli, coordenadora do Juizado Especial da Infância e Adolescência (Jeia) da Circunscrição de Campinas quem contou um pouco de sua trajetória e apresentou alguns casos curiosos que exigiram da magistrada conhecimentos de outros ramos do Direito, daí a importância, segundo ela "de se manter sempre atualizado". 
 
 
 
No encerramento, o desembargador decano José Pedro falou um pouco mais sobre a sua vida pessoal e de como é ser um desembargador, e ressaltou, sobre o fato de ser um magistrado, que "antes de ser juiz, é preciso ser humano".
Unidade Responsável:
Comunicação Social