Vice-Presidência Judicial tem nova sala para conciliações em Recurso de Revista

Conteúdo da Notícia
Por Ana Claudia de Siqueira e Sabrina Galdino
 
Diálogo. Por que esperar se você pode conciliar e resolver tudo ainda hoje? Palavras e frases estampadas em uma das paredes são um convite às empresas e trabalhadores para solução negociada do conflito, principalmente em processos que estão em fase de Recurso de Revista. A sala, equipada com três mesas-redondas e decorada para criar um ambiente propício à autocomposição, foi inaugurada na manhã desta terça-feira, dia 12/11, no 4º andar do edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, pela presidente e pela vice-presidente judicial, as desembargadoras Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes e Tereza Aparecida Asta Gemignani. Também participaram do ato de desenlace da fita inaugural a vice-presidente administrativa, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla e a magistrada Eliana Felippe Toledo, já aposentada, que presidiu a Corte no biênio 2002-2004 e atua nas audiências de conciliação.
 
Entusiasta do movimento pela conciliação no Judiciário Trabalhista, a desembargadora Gisela Moraes ressaltou a importância de um ambiente adequado para a solução consensual de conflitos e parabenizou a iniciativa da desembargadora Tereza Asta e da juíza auxiliar da Vice-Presidência Judicial, Daniela Macia Ferraz Giannini, em reformar o espaço para melhor atender os jurisdicionados. Fazendo menção ao recém-lançado Cejusc-JT na Instituição Toledo de Ensino de Botucatu, a presidente do TRT destacou o pioneirismo da 15ª Região, reforçando que a política da conciliação é um caminho sem volta. "Esse movimento disparou. Isso é ver o dinheiro circulando, trazendo felicidade que agrega. Que muitos acordos sejam feitos aqui", disse.
 
Parafraseando o jurista Piero Calamandrei, um dos autores da obra "Eles, os Juízes, Vistos por Nós, os Advogados", ao registrar que sob a ponte da Justiça passam todas as dores, desejos, angústias e paixões, a desembargadora Tereza Asta assinalou que o Judiciário passou a ser o palco onde explodem os conflitos e desencontros. Mas as reformas que levaram à reinauguração da Sala das Conciliações em Recurso de Revista tiveram o objetivo de inverter essa lógica. "A Justiça do Trabalho abre seus espaços cada vez mais para o entendimento, restaurando o encanto da conciliação, que pacifica não só o conflito, mas também desarma os espíritos. Por isso, posso dizer que se trata de um espaço mágico, que transforma inimigos em parceiros, dispostos a encerrar disputas e seguir em frente".  
 
 
A desembargadora Tereza Asta agradeceu ainda os servidores envolvidos na reforma e no funcionamento da Sala de Conciliações,  Adriana Martorano Amaral Corsetti (secretária-geral da Presidência), Evandro César Garcia Coelho (da Vice-Presidência Judicial), Maria Aparecida Giuli Deboni Leoncini, Vera Lúcia de Oliveira Ramires e Ana Silvia Damasceno Cardoso Buson (da Secretaria Administrativa do Tribunal), e Marisa Batista da Silva (da coordenadoria de Comunicação Social), além da equipe que atua na VPJ, Tânia Zorat de Moraes, Mariluce Dalbello e Sônia Regina Orsi da Costa. Também fez questão de homenagear todos os juízes e desembargadores que atuam nas audiências de conciliação, na pessoa da desembargadora aposentada Eliana Toledo. 
 
 
 
A solenidade de inauguração do novo espaço foi prestigiada pelo desembargador Edmundo Fraga Lopes, pelos juízes auxiliares Álvaro dos Santos (Presidência) e Renato Henry Sant'Anna (Vice-Presidência Administrativa) e pelo juiz Orlando Amâncio Taveira. Também compareceram os servidores Adriana Amaral, Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser (diretor geral), Paulo Eduardo de Almeida (secretário-geral judiciário), Maria Aparecida Deboni, Vera Lúcia Ramires, Evandro Coelho, Tânia Moraes, Mariluce Dalbello e Evandro Rodrigues Bromati.
Unidade Responsável:
Comunicação Social