17 de julho - Dia de Proteção às Florestas

Conteúdo da Notícia

No dia 17 de julho comemora-se o Dia de Proteção às Florestas em todo o território nacional. Curiosamente, iniciou-se a partir da celebração da figura folclórica conhecida por Curupira. Criatura imaginada com seus cabelos vermelhos e os pés virados para trás, o personagem sempre foi associado à proteção das matas, resguardando as florestas de caçadores e agressores do meio ambiente.

O Brasil, país de extensão continental,  abriga uma ampla diversidade de ecossistemas florestais, incluindo a Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo. Possui ainda, ecossistemas como a Mata Atlântica e o Cerrado. Todos garantem uma grande reserva ecológica e genética da fauna e flora mundial, mais especificamente, um terço da biodiversidade do planeta. Tamanha diversidade é explicada pelas diferentes condições climáticas e condições de solo encontradas em seu vasto território.  

Nesse dia, cabe refletir sobre importância das florestas e, embora o curupira seja apenas uma lenda, vale lembrar que existem diversos profissionais que realmente protegem diariamente nossas florestas. Dentre eles, ativistas, biólogos, engenheiros, professores e outros profissionais que lutam diariamente contra a destruição das florestas, sendo esses os verdadeiros “Protetores das Florestas”.

Em entrevista que pode ser acessada aqui, especialista da Esalq-USP, Dra. Denise Alves, lista seis motivos pelos quais as florestas são imprescindíveis para a existência dos seres vivos:

“1. A conservação de árvores como locais para alojamento de ninhos é crucial para a sobrevivência de espécies como as abelhas em ambientes naturais e urbanizados;

2. Este tipo de vegetação é responsável pela alimentação dos polinizadores e de outros animais. Sendo que, quando há desmatamento, muitas espécies são dizimadas devido à falta de alimentos;

3. As florestas são absolutamente necessárias para o ciclo da água, pois contribuem para a formação de chuvas que abastecem diversas regiões. Elas também ajudam a evitar os climas extremos, tais como cheia ou estiagem;

4. Desempenham um papel muito importante para a economia, pois são fonte de alimento e matérias-primas indispensáveis, por exemplo: madeiras, celulose e cortiças;

5. Possuem função cultural, ou seja, trazem benefícios não-materiais obtidos dos ecossistemas, como educacional, espiritual, recreação, estético e simbólico;

6. Prestam suporte necessário para a produção de todos os outros serviços: formação do solo, ciclos dos nutrientes e produtividade primária.”

Clara a necessidade de voltar a atenção para a proteção das florestas e, consequentemente, do nosso ecossistema como um todo, em um país que lidera o índice de desmatamento no mundo. Aqui pode-se ter uma ideia do desmatamento atual no Brasil, em que ocorreu, em 2019, um aumento estimado de 29,54% com relação à 2018.

A nível global, a Agenda 2030 conta com o ODS 15 “Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade”, no qual, uma das metas é  “deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente”.

No Brasil, os defensores das florestas são bem reais e a necessidade de proteger essas riquezas também. Há diversos grupos engajados na causa e, no dia de hoje, que tal pesquisar algum projeto existente e, quem sabe, se mobilizar pela proteção das florestas, contribuindo com a defesa do meio ambiente de forma independente? 

 

ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA

Fontes:

https://www.canalrural.com.br/noticias/dia-protecao-das-florestas-veja-razoes-para-preservar-ecossistemas-63032/

https://www.greenpeace.org/brasil/blog/e-dia-de-defender-as-florestas/

https://www.ecycle.com.br/6629-dia-de-protecao-as-florestas.html

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/pmma/

http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=5294

Unidade Responsável:
Comunicação Social