Acordo promovido pela Vice-Presidência Judicial do TRT-15 encerra greve no Terminal Aquaviário de São Sebastião (TEBAR)

Conteúdo da Notícia

Acordo firmado entre a empresa AGS Engenharia Ltda. e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de São José dos Campos, após quase três horas de audiência por videoconferência, conduzida pela Vice-Presidente Judicial, desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, encerrou o conflito coletivo, propiciando o encerramento do movimento paredista e o imediato retorno ao trabalho.

A assembleia dos trabalhadores aprovou a proposta acordada em audiência, que assegurou a elevação dos pisos salariais, cesta natalina, PLR, abono indenizatório aos contratados por prazo determinado, estabilidade para encanadores, soldadores e ajudantes de mecânica. Metade dos dias de paralisação foram abonados e a outra metade será objeto de compensação.

A desembargadora Tereza Asta intensificou os esforços para a criação de uma atmosfera de diálogo, contando com a colaboração da Procuradora Regional do Trabalho Abiael Franco Santos e do assessor econômico deste Regional Roberto Koga. Em várias rodadas de discussão foram sendo construídos pontos de consenso para a obtenção de uma solução negociada, que pôs fim ao conflito com a concessão de benefícios aos trabalhadores e imediato retorno aos postos de trabalho, o que possibilitou a retomada da normalidade das atividades empresariais. 

Neste momento difícil que o país atravessa, a desembargadora Tereza Asta ressaltou “a importância da Justiça do Trabalho na promoção do diálogo entre empregados e empregadores, assim como a relevância da atuação dos sindicatos para o êxito das soluções negociadas, que geram efeitos significativos, não só por beneficiar expressiva quantidade de trabalhadores e viabilizar a continuidade das atividades econômicas, mas também por evitar a necessidade de ajuizamento de inúmeras ações individuais, colaborando para a rápida pacificação do conflito.”.

A audiência contou ainda com a participação da juíza auxiliar Daniela Macia Ferraz Giannini, do assessor da Vice-Presidência Judicial Evandro César Garcia Coelho, da servidora do gabinete da Vice-Presidência Judicial Mariluci Dalbello, dos advogados Fernanda Lopes Campanelli de Moraes, Isaac Lopes Toledo Siqueira, Edir Francisco Soares e Antônio Rosella, do dirigente empresarial Armando Castanheira e dos dirigentes sindicais Marcelo Rodolfo da Costa e Gilmar Antônio Guilhen.

Unidade Responsável:
Comunicação Social