Dia Internacional da Biodiversidade

Conteúdo da Notícia

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de maio de 1992, essa data tem por objetivo conscientizar a população da importância da diversidade biológica e da proteção e preservação dessa biodiversidade. O  Brasil possui a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta, contando com mais de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas pela ciência.

A biodiversidade consiste no conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes no planeta em todos os ecossistemas, sua variabilidade genética e, também, o papel ecológico que cada ser vivo desempenha em seu meio. Normalmente, a natureza por si só se equilibra e os seres vivos entram em harmonia dentro de uma cadeia que permite a coexistência das espécies evoluídas até o momento. 

O ser humano, porém, ao ocupar cada vez mais os espaços naturais, produzindo enormes quantidades de lixo e poluição, acaba prejudicando esse equilíbrio natural podendo trazer consequências que, aparentemente, não estão relacionadas com a sua atividade. É o caso da mudança de hospedeiro de alguns vírus que ocorre diante da proximidade de convívio com animais silvestres que, naturalmente, não existiria em tamanha densidade. 

Existem alguns vírus que estiveram com os seres humanos desde seu surgimento, mas, a maioria deles infectavam outros animais e mudaram de hospedeiro, se adaptando ao homem e sendo capaz de infectá-lo também. 

Isso é possível através das pequenas mutações que ocorrem durante os ciclos de replicação do vírus que permitem que ele reconheça o corpo humano e o torna capaz de replicar dentro dessas células. Ou seja, a convivência cada vez mais próxima entre humanos e animais silvestres somada ao fato dos vírus serem altamente mutáveis, criam um ambiente favorável à essa mudança de hospedeiro e, consequentemente, novas epidemias e pandemias, como a Covid-19,  tendem a se tornar mais recorrentes se os mesmos estilos de vida forem mantidos. 

Nesse contexto de pandemia, apesar das questões negativas e não ignoradas que surgem diante do grande número de infectados humanos, têm sido observados dados positivos na natureza e em diversas outras espécies animais.

A emissão de gases poluentes que contribuem para o efeito estufa e aquecimento global caiu consideravelmente. Embora o efeito possa ser momentâneo, ele demonstra que é possível diminuir essa emissão ao mudar o estilo de vida, sem que seja necessário deixar certos confortos da vida moderna. Além disso, animais que ficavam restritos a determinadas áreas, passam a circular livremente pelas ruas vazias. Aumentam os peixes nas águas que atraem outros animais e, assim por diante. A vida interligada sem a ação do homem para impedi-la. 

Talvez tenha chegado o momento em que o ser humano será obrigado a rever sua relação com o meio ambiente e as demais espécies vivas habitantes do planeta e, forçosamente, aprender a coexistir sem destruir a natureza e seus habitats. 


ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA - TRT15


Bibliografia:

https://super.abril.com.br/ciencia/poluicao-atmosferica-cai-mundo-afora-com-a-pandemia-de-covid-19/

https://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8934-hoje-e-o-dia-mundial-da-biodiversidade

Unidade Responsável:
Comunicação Social