Dia Nacional da Natureza

Conteúdo da Notícia

4 de outubro. Data celebrada com o intuito de enfatizar a importância da preservação da natureza, foi escolhida em homenagem a São Francisco de Assis, considerado o padroeiro da ecologia. Esse santo católico viveu pela cidade italiana de Assis, reverenciando as virtudes do homem e a perfeição da natureza, considerando-a sua casa sagrada. São Francisco nos instiga a amar a natureza despojados da intelectualidade, sentindo-a dentro de nossos corações, zelando por ela.

Por que celebrar esta data?

Sendo a natureza tudo que nos cerca, é de suma importância sua conservação. Com o aumento populacional e desenvolvimento do homem, ela tem sido vítima de diversos impactos negativos que interferem na sua capacidade de regeneração e manutenção.

São exemplos desses impactos: poluição da atmosfera, dos recursos hídricos e dos solos, o desmatamento e queimadas. 

Além de prejudicar a qualidade do solo, ar e água dos quais todos os seres vivos dependem, inclusive o ser humano, essas ações contribuem para a escassez de recursos, aquecimento global e extinção de inúmeras espécies diariamente. 

O planeta possui um tempo para se regenerar dos danos e manter seus recursos naturais abundantes e a ação humana tem interferido negativamente para essa recuperação. Atualmente, estima-se que seriam necessárias 1,5 Terras para suprir a demanda humana.

O que é possível ser feito?

As iniciativas para preservação da natureza começam individualmente e se estendem para as empresas e instituições. Desde pequenos hábitos como separar o lixo para que seja reciclado de maneira correta, reutilizar água quando possível, evitar consumo desnecessário de energia são formas de contribuir para a manutenção da natureza. 

Já as grandes empresas e instituições, podem utilizar fontes de energia renováveis em seus processos produtivos e rotina de funcionamento, promover pesquisas e implementar produtos, serviços e modelos de negócios que eliminam impactos nos ecossistemas e colaboram para sua restauração.

Buscar cada vez mais conhecimento acerca do assunto, e incorporar a preservação do meio ambiente nos objetivos da instituição é fundamental. Atualmente, existem novas tecnologias - mais sustentáveis, novas opções, novos objetivos. Estar ciente das possibilidades auxilia nas ações ambientais.

Iniciativas globais visando à preservação da natureza e um mundo sustentável

Há décadas já se fala em preocupação com a preservação do meio ambiente pois se percebeu que a atividade humana gera muito impacto na natureza, em sua maior parte, de maneira negativa. 

Em meados de 2000, por iniciativa da ONU, surgiam os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que acabaram por se tornar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) de uma Agenda que pretende colocar o mundo em um caminho sustentável - a Agenda 2030. 

Também nos anos 2000, pensando nas empresas e grandes corporações, criou-se o Pacto Global, chamando essas entidades a participarem, alinhando suas estratégias e operações a 10 princípios em eixos que incluem o meio ambiente. Além disso, quem integra o Pacto Global assume a responsabilidade de contribuir para a agenda global de sustentabilidade.

Entre os objetivos dessa Agenda, encontramos os ODS 13, 14 e 15 que tratam, respectivamente, da “ação contra a mudança global do clima”; da “vida na água” e da “vida na Terra”.  Todos os objetivos visando à conservação e ao uso sustentável dos recursos que a natureza nos oferece. 

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

O TRT15 orgulha-se de ser o primeiro órgão da Justiça Brasileira a fazer parte do Pacto Global na tentativa de alinhar suas condutas e rotinas a um modelo mais sustentável. Ademais o comprometimento com a Agenda 2030 originado pelo Pacto, a Corte tem como meta do Conselho Nacional de Justiça (Meta 9 do CNJ), sua incorporação ao Judiciário. 

 O Tribunal conta com duas Comissões de Responsabilidade Socioambiental, sendo compostas, uma por Magistrados e outra por servidores, com a finalidade de desenvolver projetos, ações e estudos relacionados ao meio ambiente. Através deste link é possível acessar a página. 

Sabendo que essa instituição está comprometida com a natureza, cabe a nós, como indivíduos, também nos responsabilizarmos pelas ações que estão ao nosso alcance a fim de preservá-la. Juntos vamos mais longe. 


Escritório de Gestão Socioambiental

ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA


Links:

https://brasil.un.org/pt-br/sdgs 

https://www.pactoglobal.org.br/ods 

https://www.pactoglobal.org.br/a-iniciativa 

https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-natureza.htm 

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-natureza.htm 

Unidade Responsável:
Comunicação Social