Faculdade de Direito de Sorocaba promove III Semana de Inclusão com apoio da EJud15

Conteúdo da Notícia

A Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI) promove entre os dias 19 e 23 de outubro a III Semana de Inclusão “Tiago Bevilacqua Ramos”. O evento conta com o apoio da Escola Judicial do TRT da 15ª Região e será transmitido ao vivo pelo canal da TV FADI no YouTube. A programação contempla cinco temas, discorridos um em cada dia, em dois horários das 9 às 11 horas e das 19 às 21 horas.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

O presidente do Comitê Regional de Combate ao Trabalho Infantil do TRT-15, membro da Comissão Nacional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho e recém-eleito diretor da EJud15 para o biênio 2020-2022, desembargador João Batista Martins César,  coordena os trabalhos no dia 20, na segunda rodada de debates sobre a inclusão da pessoa com deficiência. Participam  o desembargador do TRT da 9ª Região Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, o gerente da Real Alimentos Givanildo de Oliveira, e os graduandos de Direito da FADI, João Vitor Ramos Santos e Murilo Delgado. 

Na programação do dia 22, das 9 às 11 horas, que tem como tema o racismo na sociedade brasileira, o desembargador João Batista também atuará como debatedor ao lado da graduanda da FADI Cláudia Regina de Oliveira. Preside a mesa de trabalhos a professora da FADI e advogada Mariana Moreira. O painel contará ainda com a participação do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente e da procuradora do Ministério Público do Trabalho, Elisiane dos Santos.

Na mesma data, no painel das 19 às 21 horas, o desembargador Lorival Ferreira dos Santos, gestor do Programa Trabalho Seguro no âmbito do TRT-15, abordará o tema do racismo junto com o juiz Iberê de Castro Dias, assessor da presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo e titular da Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos. Preside a mesa o professor de Direito Civil da FADI Alexandre Dartanhan de Mello Guerra. Participam ainda como debatedores o professor de História do Direito da FADI Marcelo Azevedo e a graduanda Ingrid Pereira Mendes

A conferência de abertura será feita pelo primeiro nipo-brasileiro nomeado bispo no país, Dom Julio Endi Akamine, atual arcebispo metropolitano de Sorocaba. Já no encerramento do ciclo de palestras, no dia 23/10, o desembargador João Batista volta à mesa de trabalhos para participação do painel das 19 às 21 horas sobre a inclusão das pessoas LGBTQIA+. Na edição diurna está confirmada a presença do senador e professor Fabiano Contarato. 

A "Semana Tiago Bevilacqua" foi criada para homenagear o ex-aluno do curso de direito da FADI Tiago Bevilacqua Ramos que morreu em 2017, antes de concluir os estudos. O estudante tinha várias deficiências físicas provocadas por uma malformação congênita e seu objetivo de vida era lutar por uma sociedade mais justa. 
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social