Semana do servidor: TRT-15 realiza atividades para promoção da saúde e do bem-estar da categoria

Conteúdo da Notícia

Espalhados por centenas de municípios no interior de São Paulo, os cerca de 3.000 servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região participam de segunda (26/10) a quinta-feira (29/10) de uma série de atividades voltadas à promoção do bem-estar físico, emocional e social da categoria. Promovido pela Secretaria de Saúde da Corte, a 5ª edição da Semana do Servidor será integralmente virtual, com a realização de palestras, roda de conversa, apresentação musical e aulas sobre culinária saudável, elaboração de arranjo floral, meditação e yoga (programação disponível na intranet). O evento conta com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze) e com a parceria da Escola Judicial (Ejud-15), Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC), Instituto Ísvara, Entrelaços Floricultura e Nutri na Colher.

"Temos os melhores e mais capacitados profissionais para atender a população sob nossa jurisdição. Nunca tive dúvidas disso. Neste momento em que vidas profissionais e pessoais foram tão afetadas, quero reconhecer e agradecer a importância da energia transformadora demonstrada por todos os servidores", afirmou a presidente do TRT-15, desembargadora Gisela Moraes, na abertura do evento.

Durante a pandemia, destacou a magistrada, a rigidez típica do serviço público cedeu espaço para a inovação entre as equipes do Tribunal. "Com a criatividade aliada à responsabilidade, à ética e à alteridade que os caracteriza, registramos elevados níveis de produtividade, com mais de 18 milhões de atos no sistema de Processo Judicial Eletrônico, sem falar nos procedimentos administrativos", ressaltou.

Para o secretário de saúde do Tribunal, Sérgio Cordeiro, a autonomia dada às equipes pela Administração da Corte, além de contribuir para a manutenção de bons resultados, também auxiliou com o bem-estar e saúde das equipes. "Estamos todos enfrentando muitas adversidades, com desafios diferentes a cada instante. Mas a liderança segura e amorosa, aliada à concessão de autonomia, muito contribui para atravessarmos cada um dos momentos que enfrentamos durante esta pandemia", afirmou o secretário, que também enalteceu o trabalho das equipes de saúde do Tribunal.

Programação

Na primeira atividade da 5ª Semana do Servidor do TRT-15, a psicóloga do Instituto Feliciência Carla Furtado, referência nacional e internacional sobre a busca de bem-estar dentro das organizações, dialogou com os servidores sobre a felicidade em tempos de adversidade. "Vivemos um ano no qual, mais do que negá-lo, devemos aprender com o que nos foi posto. Atravessamos um processo de adaptabilidade que ninguém das atuais gerações experimentou, seja individual ou coletivamente", destacou.

Para a psicóloga, um dos grandes desafios é perceber que a felicidade é algo a ser vivido no momento presente, na vida cotidiana. "Ninguém é feliz somente com as vivências do passado ou com as projeções de momentos futuros.  Com décadas de vida insossa ou sem propósito, é muito improvável que a pessoa acorde aposentada e descubra que agora é feliz", destacou. Preencher o dia com emoções positivas e encontrar um propósito naquilo que faz são dois dos pilares fundamentais na busca da felicidade, ressaltou a palestrante.

Confira na intranet do Tribunal a programação completa da 5ª Semana do Servidor e os links de acessos às atividades. A palestra de Carla Furtado ficará disponível por 30 dias.

Unidade Responsável:
Comunicação Social