Desembargadora Maria Inês Targa recebe homenagem durante sessão da 9ª Câmara do TRT-15

Prestes a se aposentar, desembargadora Maria Inês Targa recebe homenagem durante sessão da 9ª Câmara do TRT-15
Conteúdo da Notícia

Magistrados, procuradores, servidores e advogados reuniram-se telepresencialmente nesta terça-feira (7/12) para homenagear a desembargadora Maria Inês Correa de Cerqueira Cesar Targa, que realizou na 9ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª sua última sessão de julgamentos antes da aposentadoria. Com 35 anos dedicados ao serviço público, 30 deles à Justiça do Trabalho, a desembargadora deve se aposentar em 17 de janeiro. 

Transmitida pelo YouTube, a deferência também foi acompanhada pela senhora Maria Aparecida Correa de Cerqueira Cesar Targa, mãe da homenageada, e por José Guilherme Cerqueira Cesar Targa, filho e servidor do TRT-15. 

"A desembargadora Maria Inês participou de grande parte da história do TRT-15, que completou no dia 5 de dezembro 35 anos de existência. Maria Inês é excelente magistrada, excelente conciliadora e excelente professora. Que este novo tempo seja leve e que você continue feliz", afirmou a desembargadora Thelma Helena Monteiro de Toledo Vieira, presidente da 9ª Câmara do TRT-15. Ela também destacou, entre outras virtudes, o exímio  trabalho da homenageada na formação inicial e continuada de magistrados e a dedicação à família. 

Além da presidente da 9ª Câmara, prestaram homenagens os desembargadores José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, Gerson Lacerda Pistori, Maria da Graça Bonança Barbosa, Edison dos Santos Pelegrini, João Alberto Alves Machado e Ricardo Regis Laraia. Também cumprimentaram a magistrada o juiz convocado Alexandre Vieira dos Anjos, a procuradora Renata Petrocino e as servidoras Marcia Abdalla e Lucineia Rospendowiski. 

Citando o educador Rubem Alves e o compositor Fernando Brandt, a desembargadora Maria Inês destacou o paradoxo do momento de despedida. "Sempre que se parte há uma sensação de luto, de perda e de ruptura. Mas estou vivendo essa fase com a imensa alegria do agora e das possibilidades que se abrem no meu caminho". Após agradecer a todos os magistrados, servidores, estagiários e terceirizados com quem trabalhou direta ou indiretamente, a magistrada ressaltou que foram nesses anos de magistratura que encontrou seus amigos mais próximos e queridos. 

Histórico

Nascida no município de Marília, no interior de São Paulo, a desembargadora Maria Inês é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, especialista em Economia Social pela Unicamp e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduou-se pela Faculdade de Direito de Marília em 1981. Tomou posse como juíza substituta em juno de 1991. Foi promovida por merecimento ao cargo de juíza titular da Vara do Trabalho de Ituverava em maio de 1994. Exerceu a titularidade também nas VT de Porto Ferreira, 3ª VT de Sorocaba, 1ª VT de Campinas e 2ª VT de Paulínia. Maria Inês foi promovida por merecimento ao cargo de desembargadora em junho de 2014. Ela também foi diretora da Escola Judicial no biênio 2018/2020.

Atualmente, além de integrar a 9ª Câmara do TRT-15, a desembargadora Maria Inês preside a 3ª Seção de Dissídios Individuais da Corte.

Unidade Responsável:
Comunicação Social