Dia da Árvore

 Dia da Árvore
Conteúdo da Notícia

Em 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore! A data tem por objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso e é um momento oportuno para a reflexão a respeito do desmatamento e da importância da conservação dos recursos naturais.

As árvores desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema, pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, evitam a erosão, melhoram a temperatura e a umidade relativa do ar, servem de moradia para várias espécies de animais, fornecem alimento para uma grande quantidade de organismos vivos, inclusive o homem.

Sob o ponto de vista econômico as árvores também possuem fundamental importância, uma vez que a madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e edificações. Além disso, a celulose extraída das árvores é fundamental na fabricação de papel e algumas espécies arbóreas apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

Apesar dos inúmeros benefícios, as árvores são constantemente exterminadas, em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana. Disso resulta o desmatamento, que provoca erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda da biodiversidade, afetando diretamente a vida de toda a população.

Nesse contexto, a data deve ser encarada como um momento de mudança de comportamento e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. Além disso, é importante também haver conscientização a respeito da necessidade de projetos e ações pontuais que viabilizem a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dentre eles o ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima e o ODS 15 - Vida Terrestre.

 O TRT-15 reafirma seu compromisso com o Pacto Global da ONU, alinhando suas iniciativas às metas previstas pela Agenda 2030 da ONU, que assegura o compromisso em relação ao combate às mudanças climáticas, bem como a proteção, a recuperação e a promoção do uso sustentável dos recursos naturais renováveis.


ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRT-15

Unidade Responsável:
Comunicação Social