Dia de Proteção às Florestas 

Dia de Proteção às Florestas 
Conteúdo da Notícia

Em 17 de julho celebra-se o Dia de Proteção às Florestas. O objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das florestas para a qualidade de vida da humanidade.

As florestas são responsáveis por regular diversos fatores como preservação e controle de sistemas hídricos, erosão, qualidade do solo, controle climático, proteção da biodiversidade, além de fornecerem para a humanidade os serviços ecossistêmicos, tais como alimentos, matéria-prima, belas paisagens, biodiversidade, turismo, etc.  

Contudo, apesar dos inúmeros benefícios fornecidos, as florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo pela degradação incontrolada. Por isso, algumas ações simples podem ser adotadas a fim de colaborar para a proteção das florestas e do meio ambiente, tais como: usar produtos feitos com madeiras de reflorestamento, não colocar fogo em mata, não jogar lixo no meio ambiente, priorizar a utilização de papéis recicláveis, etc.

Nesse contexto, considerando que as florestas são o berço da biodiversidade de animais e plantas e são responsáveis por fornecer os subsídios necessários para sua sobrevivência, preservá-las é sinônimo de proteger a vida. 

Dessa forma, a manutenção da floresta contribui para o cumprimento dos objetivos globais, entre eles o ODS 1 - Erradicação da Pobreza,  ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável, ODS 3 - Saúde e Bem Estar, ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima e ODS 15 - Vida Terrestre. 

A Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos.

ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRT-15
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social