Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente
Conteúdo da Notícia

Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente, data que merece destaque no calendário mundial, em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem. A data é marcante também para o TRT-15, pela importância que o desenvolvimento sustentável tem na Instituição.

Desde os primórdios da civilização o ser humano, para satisfazer suas necessidades físicas e naturais, transforma o meio onde vive. Infelizmente, em pleno século XXI, ainda experimentamos as consequências dos problemas ambientais provocados pela crescente urbanização: desmatamento, efeito estufa, mudanças climáticas, poluição, entre outros.

De outro lado, a redução na atividade econômica e o isolamento social provocados pela pandemia da Covid-19 ocasionaram alguns impactos no meio ambiente. Contudo, alguns dos impactos positivos (como a redução dos níveis de poluição global) ainda são mínimos e servem para mostrar como é preciso algo em maior escala para promover melhorias. 
   
Nesse contexto, o dia 5 de junho é uma data que tem como finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta, além de alertar para a importância da preservação dos recursos naturais, na medida em que “A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.” (Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972).

A Comissão de Responsabilidade Socioambiental e do Meio Ambiente do Trabalho do TRT-15, em atendimento à Agenda 2030 da ONU e alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), coordena constantemente ações voltadas para o consumo consciente (combate ao desperdício, coleta seletiva, campanhas de educação ambiental etc.), em consonância com o Planejamento Estratégico da Corte.


ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRT-15

Fontes:

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm

https://www.ecodebate.com.br/2020/05/15/os-efeitos-que-ja-podemos-ver-da-pandemia-sobre-o-meio-ambiente/

https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Unidade Responsável:
Comunicação Social