Direitos das pessoas com deficiência são tema de segundo episódio de podcast do TRT-15

Direitos das pessoas com deficiência são tema de segundo episódio de podcast do TRT-15
Conteúdo da Notícia

Como parte da campanha Setembro Verde, mês dedicado à luta pela acessibilidade e pela inclusão da pessoa com deficiência, a Escola Judicial e a Coordenadoria de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região lançam nesta quinta-feira (16/9) o segundo episódio do POD15. Com a participação da vice-procuradora geral do trabalho, Maria Aparecida Gugel, e da advogada e procuradora aposentada do Ministério Público do Rio Grande do Norte Margarida Araújo Seabra de Moura, o podcast analisa as responsabilidades de Estado, sociedade e família na inclusão social. Publicado todo dia 16, o POD15 está disponível nas principais plataformas de streaming (clique abaixo para ouvi-lo no Spotify).

O episódio apresenta uma síntese da evolução legislativa dos direitos das pessoas com deficiência e embates para assegurar vida autônoma a essa parcela da população, que, segundo o último censo do IBGE, incluía mais de 20% dos brasileiros. Além dos depoimentos, o episódio narrado pelas servidoras do TRT-15 Célia Diniz e Evandra Macedo apresenta trecho de decisão do TRT-15 e fragmentos de Campo Geral, de Guimarães Rosa, e de O filho eterno, de Cristovão Tezza, cujos protagonistas (Miguilim e Felipe) têm deficiência visual e síndrome de down.

Na próxima segunda-feira (20/9), das 10h às 12h, a Escola Judicial do TRT-15 reúne as duas entrevistadas do segundo episódio do POD15 na live "Ter uma deficiência e estar feliz por se sentir incluído". Transmitido pelo canal no Youtube da Escola, o evento tem como um dos destaques palestra da primeira professora com síndrome de down do país, ativista, atriz e palestrante, Débora Seabra.

Episódio anterior

No primeiro episódio, o POD15 apresentou um pequeno retrato do trabalho infantil no Brasil e dos caminhos para erradicar essa chaga social. Participaram da edição a secretária-executiva do Fórum Nacional para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Isa Oliveira, a juíza do trabalho Eliana dos Santos Nogueira e Gedeão Andrade dos Santos, protagonista de um processo paradigmático no combate ao trabalho infantil julgado na 15ª Região.

Podcast mensal, o POD15 tem o objetivo de fomentar debates sobre temas relacionados à atuação de comitês do TRT-15, com destaque para os Comitês de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, de Prevenção de Acidentes do Trabalho e para a Erradicação do Trabalho Escravo Contemporâneo, do Tráfico de Pessoas, da Discriminação de Gênero, Raça, Etnia e Promoção de Igualdade.

Unidade Responsável:
Comunicação Social