FPETI de Presidente Prudente firma parceria com a PM para integrar Sistema Órion

FPETI de Presidente Prudente firma parceria com a PM para integrar Sistema Órion
Conteúdo da Notícia

O Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região (FPETI-PPR), que tem como integrante o Juizado Especial da Infância e Adolescência da Justiça do Trabalho, firmou parceria com o 18º Batalhão da Polícia Militar do Interior para a utilização do Sistema Órion no combate ao trabalho infantil. A plataforma digital, desenvolvida pela PM, contempla a emissão e compartilhamento de boletim com a rede de proteção social, a partir do atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. A parceria foi anunciada durante o evento Sistema Órion no Combate ao Trabalho Infantil, realizado no dia 30/4. 

O encontro virtual, mediado pelo advogado Paulo de Oliveira, que integra o FPETI-PPR, contou com a participação do presidente do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil do TRT-15ª Região e diretor da Escola Judicial da Corte, desembargador João Batista Martins César, do juiz coordenador do JEIA de Presidente Prudente Mouzart Luis Silva Brenes, do prefeito de Presidente Prudente Ed Thomas, do presidente da Câmara de Vereadores de Presidente Prudente, Demerson Dias, da procuradora do trabalho Renata Aparecida Crema Botasso, do promotor de Justiça da Infância e Juventude Marcos Akira Mizusaki, do presidente da 29ª Subseção da OAB de Presidente Prudente, Wesley Cardoso Contini e da gerente regional do Trabalho Silvana Viana Passarello, entre outras autoridades.

Durante a abertura, o juiz Mouzart Brenes destacou que o evento representa um marco histórico para a cidade de Presidente Prudente. “Essa parceria permitirá que o município faça uma busca ativa permanente contra o trabalho infantil, na medida em que o policial militar, ao se deparar com uma criança e/ou adolescente em situação de trabalho infantil e/ou em violação de direitos, registre um boletim social e o transmita, via plataforma digital, para a rede de proteção do município que atenderá a criança e a família vítima desta chaga social”.

O desembargador João Batista Martins César “parabenizou o trabalho desenvolvido pela rede de proteção local, sempre muito atuante” e destacou a “importância dessa atuação como exemplo de democracia participativa a ser seguido''. 

Participaram do evento como palestrantes a coronel da Polícia Militar Renata Fassina, que apresentou o Sistema Órion e suas funcionalidades, o juiz do trabalho aposentado José Roberto Dantas Oliva, que abordou o tema trabalho infantil e seus malefícios, e o secretário de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente, Helton Molina Sapia, que falou sobre a criação do site do FPETI-PPR. O evento pode ser assistido pelos links: youtu.be/tYQeAcL3Sck e facebook.com/fpetippr.
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social