JEIA de Ribeirão Preto promove a Semana “A” de Aprendizagem

Conteúdo da Notícia

Começou nesta segunda-feira, 10/5, e vai até dia 21, a  Semana “A” de Aprendizagem, promovida pelo  Juizado Especial da Infância e Adolescência da Justiça do Trabalho de Ribeirão Preto. O evento é um desdobramento de uma audiência pública realizada no dia 26/4, com cerca de 150 empresários locais, na qual autoridades dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo apresentaram o aspecto legal da contratação de aprendizes, o trabalho das entidades formadoras e seu portfólio de cursos disponibilizados, além de reforçarem o alcance social da contratação sob a modalidade da aprendizagem.

Para garantir a segurança sanitária dos envolvidos, as entrevistas com os aprendizes previamente selecionados estão sendo feitas virtualmente e em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp). Os aprendizes que não tiverem acesso à rede de internet poderão ser entrevistados pelas empresas de acordo com o dia de plantão de cada entidade nas dependências previamente higienizadas e colocadas à disposição do candidato. “A Semana A de Aprendizagem  é  uma excelente oportunidade para  empresa contratar aprendizes qualificados que certamente vão contribuir muito com sua atividade, formando-os já dentro das necessidades da corporação”, destaca a juíza Márcia Cristina Sampaio Mendes, titular da 5ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto e coordenadora do juizado.

Dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho demonstram que 84% dos aprendizes permanecem no mercado de trabalho, metade deles na própria empresa contratante, resultando na inclusão profissional, social e educacional de jovens de 16 a 24 anos. Entretanto, apenas 30% das vagas de aprendizes previstas em lei estão efetivamente preenchidas em Ribeirão Preto, o que contribui para o cenário de vulnerabilidade social de inúmeras famílias, sendo motivo de grande preocupação do Poder Público, incluindo os órgãos fiscalizadores do trabalho.

Unidade Responsável:
Comunicação Social