Ministro Aloysio Corrêa da Veiga lança a WikiVT, ferramenta gerenciada pelo TRT-15 para facilitar as rotinas de trabalho no primeiro grau

Ministro Aloysio Corrêa da Veiga lança a WikiVT, ferramenta gerenciada pelo TRT-15 para facilitar as rotinas de trabalho no primeiro grau
Conteúdo da Notícia

O Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, promoveu na sexta-feira, 10/12, em webinário, o lançamento virtual simbólico do Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância (WikiVT). A ferramenta de gestão do conhecimento descreve e orienta as rotinas das secretarias das varas do trabalho e está disponível na internet para consulta diária. Mais de 700 pessoas acompanharam o webinário de apresentação do processo de atualização da ferramenta, que foi construída coletivamente para facilitar o trabalho de magistrados e servidores de primeiro grau.

Criada em 2017, a WikiVT foi encampada pelo Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) e originalmente disponibilizada pela Corregedoria-Geral em 12/9/2018, que chancelou sua continuidade por intermédio do Ato nº 13/2021. O normativo instituiu  o Grupo Técnico de Trabalho para  atualização e manutenção da plataforma, sob coordenação da corregedora regional do TRT da 15ª Região (Campinas/ SP), desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, e vice-coordenação do desembargador Amarildo Carlos de Lima (TRT-12/SC). “Esse projeto contou com a massiva colaboração de praticamente todos os tribunais regionais. Foi um trabalho auspicioso, de fôlego, que tem sua importância muito marcada nesse período de isolamento social. A ferramenta Wiki ocupará seu espaço como ferramenta essencial”, explicou o ministro.

De acordo com o ministro, o coração do projeto Wiki é a colaboração e a atualização constante, uma vez que a estrutura da ferramenta prevê, a partir de triagens periódicas, demandas relacionadas à sugestão de melhorias e inconsistências. “O sucesso do projeto será proporcional à adesão de todos os Regionais e, que com o aval dos seus corregedores, atualizarão a Wiki. Dizer que os esforços se somarão, é dizer pouco. Eles se multiplicarão”, assinalou.

A desembargadora Ana Paula Lockmann reforçou que a plataforma WikiVT será de grande utilidade para todos que atuam na Justiça do Trabalho de primeiro grau.  “A Wiki é um repositório de informações relativas a cada uma das rotinas de trabalho a ser desempenhada. Todas essas rotinas partem de um índice correspondente ao próprio fluxo processual das fases de conhecimento, de liquidação e de execução. Tais informações dizem respeito às regras do processo, aos movimentos do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e do e-Gestão, aos normativos referentes a cada uma das tarefas a serem praticadas pelos servidores, e também, aos modelos de documentos que representam as melhores práticas dos Regionais do país”. Para a magistrada, a WikiVT representa um ganho para o cidadão na busca de uma justiça mais célere e efetiva.

O desembargador Amarildo Lima destacou o papel fundamental da CGJT para a concretização do projeto que convida os órgãos de primeira instância a conhecer, utilizar e a colaborar com a plataforma WikiVT. “É um organismo vivo que necessita de constante atualização. Por isso, rogo a servidores, os efetivos usuários, aos corregedores, o incentivo à pesquisa na ferramenta, além de ofertas e sugestões de melhorias”, reforçou. 

Compuseram ainda a mesa virtual de abertura do webinário os juízes Rafael Gustavo Palumbo (auxiliar da CGJT) e Lúcia Zimmermann (auxiliar da Presidência do TRT-15 e gerente de regras de negócio das fases processuais da Wiki), que compõem o Grupo Técnico de Trabalho de atualização, além de Roberta Ferme Sivolella (também auxiliar da CGJT).

WikiVT versão 2021

Coube à juíza Lúcia Zimmermann contextualizar a proposta da WikiVT, concebida a partir da necessidade de criação de um material de fácil consulta relacionado às tarefas do fluxo processual, e acesso rápido e simples aos normativos. “Verificamos também a necessidade de mostrar visualmente o fluxo processual como um todo para o servidor bem como cada uma das rotinas. O grande desafio desse projeto é manter toda a gama de informações atualizada. O usuário interno da Justiça do Trabalho será o receptor e também o emissor de conhecimento”. 

Segundo a magistrada, a criação da plataforma personifica o princípio da cooperação instituído pelo Código de Processo Civil (CPC), mobilizando os 24 tribunais trabalhistas. Ela reforçou que a padronização e a uniformização das rotinas de trabalho objetivam racionalizar as atividades e equalizar a força de trabalho principalmente neste período de trabalho a distância.

Lúcia Zimmermann projetou em tela todo o conteúdo da página da Wiki, que deve ser acessada mediante login e senha, detalhando o fluxograma processual disponibilizado. Todos os servidores e magistrados da Justiça do Trabalho estão habilitados a navegar na ferramenta. O trabalho de atualização da Wiki foi feito em duas semanas e mobilizou 42 servidores de 21 regionais trabalhistas, que analisaram as informações contidas em mais de 300 páginas. 

Na sequência, a servidora Érica de Oliveira Evangelista, do TRT da 10ª Região (DF/TO), esmiuçou a descrição do processo de trabalho na WikiVT, que permite uma visão sistêmica das rotinas de secretaria, e demonstrou como foi feito o trabalho de atualização. Posteriormente, os servidores Eduardo Sodré Junior e Adilson Sérgio Bertoldo Júnior, do TRT da 15ª Região (Campinas/SP), Conrado Augusto Pires, do TRT da 2ª Região (SP), e Deborah Puig Cardoso, do TRT da 20ª Região (SE), detalharam o uso da ferramenta. 

Assista ao evento aqui.

Grupo de Trabalho

O Grupo Técnico de Trabalho instituído pela CGJT é composto ainda pelos servidores do TRT-15 Vlademir Nei Suato (secretário da Corregedoria Regional) e Candy Guimarães, além de Diêgo Carneiro Lopes, da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e Nadja Maria Prates Públio, do TRT da 3ª Região (MG).


 

Unidade Responsável:
Comunicação Social