Padre Júlio Lancellotti e Leopoldo Soares falam sobre direitos humanos no POD15

Padre Júlio Lancellotti e professor Leopoldo Soares falam sobre direitos humanos e população em situação de rua no POD15
Conteúdo da Notícia

A edição de dezembro do POD15, podcast do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região sobre direitos fundamentais, traz depoimentos do padre Júlio Lancellotti e do professor Leopoldo Rocha Soares sobre a interdependência dos direitos humanos e a população em situação de rua. Produzido pelas equipes da Coordenadoria de Comunicação Social e da  Escola Judicial da Corte, a edição está disponível nas principais plataformas de streaming. Ouça abaixo o episódio lançado nesta sexta-feira (17/12).

"Estar na rua já é uma violação de direitos. O direito fundamental à vida com dignidade já é negado a quem está na rua", destaca o padre Júlio. Pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, e coordenador da Pastoral do Povo de Rua. Padre Júlio é conhecido pela luta diária contra a aporofobia, aversão a pessoas em situação de pobreza, manifesta muitas vezes no mobiliário urbano das cidades ou na conduta de agentes públicos ou homens privados. É ele quem aparece em imagens que correram o mundo quebrando a marteladas blocos de paralelepípedo colocados sob viadutos na Zona Leste de São Paulo para impedir a presença da população em situação de rua nesses espaços. 

Doutor em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, o professor Leopoldo Soares explica no POD15 que a defesa dos direitos para grupos vulnerabilizados costuma causar desconforto em quem tem privilégios. "Por incrível que possa parecer, a visão que nós temos de contrato social é uma visão de escassez. É como se incluir pessoas significasse retirar o direito de outras. E não, o contrato social tem que incluir todo mundo", afirma. O professor destaca também que a fraternidade foi uma promessa não cumprida do mundo contemporâneo. "Embora tivessem levantado a bandeira da fraternidade, as revoluções liberais a utilizaram muito mais como base de aplicação do discurso da liberdade, que não foi capaz de promover uma igualdade material". 

Clique aqui para ouvir os episódios anteriores do POD15.
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social