Parceria firmada pelo Jeia de Sorocaba promove inclusão digital de 300 adolescentes e jovens de casas de acolhimento

Parceria firmada pelo Jeia de Sorocaba promove inclusão digital de 300 adolescentes e jovens de casas de acolhimento
Conteúdo da Notícia

Uma parceria firmada pelo coordenador do Juizado Especial da Infância e da Adolescência (Jeia) de Sorocaba, juiz do trabalho Valdir Rinaldi Silva, vai assegurar a 300 adolescentes e jovens que vivem em casas de acolhimento ou vítimas de trabalho infantil inclusão digital, acesso a aulas virtuais e cursos de qualificação profissional. Com idades entre 12 e 21 anos, eles irão receber aparelhos celulares apreendidos pela Delegacia da Receita Federal no município, após assinatura de convênio realizada no Paço Municipal na tarde de quarta-feira (15/12). 

Além do Jeia do TRT da 15ª Região e da Receita Federal,  a parceria envolve Município, Secretaria da Cidadania, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região.

“Nossa atuação em rede é fundamental para assegurarmos com prioridade absoluta proteção integral às nossas crianças e adolescentes, exatamente como previsto no artigo 227 da Constituição Federal", destacou o juiz Valdir Rinaldi durante a reunião para a assinatura do convênio. 

 

Também participaram do encontro o  presidente do Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT da 15ª Região, desembargador João Batista Martins César; o prefeito municipal, Rodrigo Manga; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato; a vice-procuradora chefe em exercício da MPT-15, Luana Lima Duarte Viera Leal; o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa; a secretária Jurídica, Luciana Mendes; o delegado da Receita Federal em Sorocaba, Ari José Brandão Júnior; e a servidora da Receita Federal Mirtes de Fátima dos Santos.

Inclusão digital

Com a doação dos celulares, os adolescentes e jovens poderão receber os chips de acesso à internet oferecidos pelo governo do Estado de São Paulo a alunos em situação de vulnerabilidade social. O Jeia de Sorocaba também irá auxiliar os estudantes com a promoção de eventos virtuais e indicação de conteúdos educativos relacionados à orientação sobre projeto de vida, direitos fundamentais, campanhas de combate ao trabalho infantil e de estímulo à aprendizagem. 

Com informações e fotos da Secom/ Prefeitura de Sorocaba
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social