Projeto de inclusão social apoiado pelo Jeia de Franca recebe o Selo Instituto Sicoob

Conteúdo da Notícia

A Cooperativa Social de Pessoas com Deficiência Intelectual, Familiares e Amigos (CODIFA) recebeu o “Selo Instituto Sicoob” que objetiva mapear, reconhecer e valorizar os projetos desenvolvidos pelas cooperativas Sicoob que promovam o desenvolvimento sustentável das comunidades, a formação de líderes cooperativistas e a difusão da cultura cooperativista. A CODIFA é fruto do Projeto Incubadora do Cooperativismo, uma iniciativa do Sicoob Credicocapec em parceria com o CEI – Centro de Educação Integrada da Prefeitura de Franca, o Juizado Especial da Infância e Adolescência (Jeia) do TRT da 15ª Região, a Gerência Regional do Trabalho,  além das entidades do Sistema S – Senac Franca e Sescoop/SP e empresas parceiras.

A CODIFA foi idealizada por meio da articulação entre parceiros que buscaram unir esforços para oferecer emprego e renda a jovens com deficiência intelectual. O Sicoob Credicocapec, juntamente com o Centro de Educação Integrada (CEI) da Secretaria Municipal da Educação de Franca, que atende 200 jovens e adultos na modalidade Educação Profissional na perspectiva da Educação Especial, buscou a parceria com demais organizações para a constituição de uma cooperativa especial, visando à produção de sacolas e outros produtos de papel artesanal (reciclável).

Os jovens foram inseridos em contratos de aprendizagem, a partir da possibilidade de cumprimento alternativo da cota de aprendizagem social, por intermédio da atuação do Jeia de Franca e da Gerência Regional do Trabalho, que desenvolveram estratégias e iniciativas para garantir a contratação e capacitação dos jovens. Uma vez contratados como aprendizes, receberam ajuda de custo e participaram de curso de capacitação voltado para o mundo do trabalho, aliado ao conhecimento teórico e prático quanto à criação e funcionamento da cooperativa. “A parte prática da aprendizagem foi desenvolvida na cooperativa e a parte teórica no Senac, com apoio do Sicoob. Os jovens também puderam desenvolver atividades práticas no âmbito das empresas contratantes, a fim de conhecer diferentes modelos de gestão empresarial. Trata-se de importante iniciativa que visa garantir a efetiva inclusão de jovens com deficiência intelectual no mercado de trabalho, desenvolvendo competências e habilidades voltadas para o cooperativismo e empreendedorismo”, destaca a coordenadora do Jeia de Franca, a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho local e diretora do Fórum Trabalhista, Eliana dos Santos Alves Nogueira.

As iniciativas chanceladas pelo Instituto Sicoob são desenvolvidas na comunidade onde a cooperativa está inserida, oferecendo educação financeira e cooperativista, consciência ambiental, geração de renda e inclusão social. O Instituto Sicoob é a agência de investimento social estratégico do Sicoob, maior cooperativa de crédito do país. Criado para difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades, a atuação do Instituto se baseia em três eixos: Cooperativismo e Empreendedorismo, Cidadania Financeira e Desenvolvimento Sustentável.

O Sicoob Credicocapec, Cooperativa de Crédito Credicocapec, sediada no município de Franca, trabalha com o objetivo de promover a inclusão social por meio do cooperativismo e atuar como incentivadora de práticas educativas e empreendedoras de desenvolvimento sociosustentável na comunidade.

Com informações da assessoria de imprensa do Sicoob Credicocapec

Observação: registro fotográfico da CODIFA, em 2019, antes da pandemia do novo coronavírus.

Unidade Responsável:
Comunicação Social